Tecnologia

Novos brinquedos que ensinam a programar

Por Paula Rizzo

Crianças aprendem programação brincando

Novos brinquedos que ensinam a programar

No ano passado fiz um post aqui no Disney Babble sobre projetos (apps, livros e brinquedos) que ensinam crianças pequenas a programar.

Mas o fato é que não param de surgir opções para ensinar as crianças a programar de forma divertida.

São brinquedos que, geralmente de forma intuitiva e usando analogias, dão conta de ensinar o que é entendido por muitos como algo complexo: linguagem de programação.

O que chama a atenção é o jeito cada vez mais simples e mais divertido de ensinar.

Listei abaixo alguns dos mais recentes.

(Fotos: Skokie Public Library, Flickr/ Creative Commons e fabricantes/ Divulgação)

1
Codie
Um robô personalizável e cheio de sensores que, uma vez conectado a um smartphone, pode receber comandos ditados pela criança. Ela aprende através da reação do robozinho aos comandos. Aos poucos, os pequenos vão entrando dentro dos conceitos de programação e podem executar tarefas mais complexas, como tornar o robô um despertador sensível à luz do dia. http://getcodie.com/
2
Hackaball
Uma bola de silicone maleável e feita para ser jogada em qualquer lugar, mas que tem dentro dela um microcomputador, luzes LED e diversos sensores, como acelerômetro, áudio, microfone e chip de vibração. A criança monta o brinquedo inteligente e baixa um app para iOS. Aí, cria seus próprios jogos usando lógica de programação, em especial o conceito de “se/então”. Um exemplo de jogo: ninguém pode deixar a bola cair. Se encostar no chão, então ela pisca luz e emite som. http://www.hackaball.com/
3
Ozobot
Um pequeno robô esférico que segue caminhos desenhados em diferentes cores que controlam sua velocidade e direção. O robô funciona bem em superfícies lisas como mesas e pisos contínuos. Ele também interage muito bem com alguns apps, especialmente criados para eles. Busca introduzir as crianças no mundo da programação e do raciocínio dedutível. http://www.ozobot.com/
4
Cubetto
Brinquedo de madeira que ensina programação para crianças pequenas (de 4 a 7 anos). Trata-se de uma caixa programável com botões de encaixe e um robô na forma de carrinho, que executará o comando programado pela criança na caixa (de acordo com a sequência que ela encaixou). http://primo.io/cubetto