Tecnologia

O que seu filho está jogando?

Listamos os jogos que não saem dos consoles e lideram a preferência dos jovens

O que seu filho está jogando?

Não adianta discutir: os videogames ainda são uma das formas preferidas de entretenimento entre os adolescentes. Segundo pesquisa divulgada pelo Ibope em 2012, um quarto dos brasileiros joga games em algum tipo de console.

Para os entrevistados, os títulos de ação e aventura são os preferidos (31%), seguidos por jogos de futebol (23%) e de corrida (10%). E, apesar do que você deve imaginar, os games podem, sim, fazer bem à saúde e ao desenvolvimento dos filhos.

Os jogos de estratégia, por exemplo, ajudam a melhorar o raciocínio lógico das pessoas. Alguns games e consoles com sensores de movimento também valem como exercício físico – é possível perder até 125 calorias em 15 minutos de um game de boxe que exige movimentos.

Mas se você, mãe, não tem o hábito de sentar no sofá e acompanhar uma partida disputada por seu filho, listamos aqui os jogos prediletos dos adolescentes – seja no console, no computador ou no smartphone.

Essa é a chance de conhecer um pouco mais sobre o gosto do adolescente da casa e saber que tipo de experiências ele está tendo virtualmente. 

(Fotos: Getty Images e Divulgação)

1
Minecraft
Jogo-sensação do momento, principalmente entre os mais novos, trata-se de um game que permite a construção de coisas usando blocos coloridos. A mecânica consiste em remover blocos e realocá-los para a criação de algo novo. A criatividade fica por conta do jogador, que recebe um terreno pronto para explorar, mas nenhuma informação do que deve ser feito lá.
2
World of Warcraft
Um dos RPGs mais famosos do mundo, o game online continua tendo muitos fãs, mesmo com 10 anos de história. O universo fictício de Warcraft surgiu em uma série de livros e jogos para computadores, que conta a luta pela sobrevivência entre humanos e orcs. Não há missões específicas, mas os gamers participam de disputas e adotam ações para desenvolver seus personagens.
3
Call of Duty: Ghosts
Trata-se do décimo jogo da aclamada saga Call of Duty. Nele, a história, contada em primeira pessoa, se desenrola após um bombardeio que ocorre nos EUA. O objetivo é recuperar o que sobrou do país após 10 anos do incidente.
4
Driveclub
Lançado em paralelo com o PlayStation, o game de corrida foi bem recebido pela crítica e público. Nele, para se ganhar as recompensas, os jogadores precisam estar online e conectados com amigos para compartilhar experiências.
5
League of Legends
O game online é um dos mais jogados do mundo atualmente pelos adolescentes da Europa e América do Norte. Com jogos que podem durar de 20 minutos a 1h30, consiste em equipes que precisam destruir seus inimigos. Com atualizações frequentes de mapas e modos de jogos novos, conquistou milhões de fãs – e é grátis.
6
Fifa 15
Com gráficos que agradam e experiência muito próxima da realidade, o clássico game de futebol Fifa 15 impressiona. Um dos jogos de futebol mais aclamados e jogados por todo o mundo, o Fifa 15 dá novas animações para goleiros, maior liberdade de bola e, segundo os fãs, detalhes que impressionam.
7
The Sims 4
O jogo de simulação de vida mais famoso do mundo, o The Sims 4 chegou em 2014 para computadores que rodam Windows. Com o mesmo conceito das versões anteriores, o jogador controla seus Sims em diversas situações do dia a dia. Nessa versão, há Sims novos e mais inteligentes, profundidade emocional, ferramentas de criação e vizinhanças mais interativas.
8
Disney Infinity
O game dá a liberdade para o jogador combinar diferentes personagens e seus mundos, criando uma partida altamente customizada. São dois modos de jogo: no chamado Toy Box, o jogador pode criar seus próprios mundos, disputas com suas próprias regras ou construir lugares que só existem na sua imaginação, combinando cenários de diferentes histórias e seus personagens. O outro é o playset. Nele, o jogador escolhe um personagem (são vários os disponíveis) para encaixar na base, acionando seu mundo e suas tarefas correspondentes.
9
GTA V
Um dos grandes lançamentos do ano passado, quebrou 7 recordes e entrou para o Guinness por bater a marca US$ 1 bilhão de dólares em faturamento em apenas 3 dias. A saga já é bastante conhecida: se passa em terceira pessoa, sendo que o jogador precisa completar missões para seguir na história. Essas tarefas não são politicamente corretas: incluem roubos de carros, assaltos a bancos, tiroteio, fuga de policiais e outras atividades ilícitas com o objetivo de acumular riquezas.
10
Battlefield 4
No modo multiplayer, o mais comum entre os fãs do game, a tarefa dos jogadores é dominar a maioria das bandeiras, ao mesmo tempo que elimina os soldados do time adversário. É um jogo que simula batalhas de guerra.