Tecnologia

Para brincar com as imagens

Por Paula Rizzo

Um panorama sobre os apps de composição de fotos

Para brincar com as imagens

A equipe do Instagram acaba de lançar um aplicativo de smartphone para realizar montagens de fotos e imagens. É o Layout, disponível por enquanto apenas para o sistema operacional iOS (iPhone/iPad/iPod Touch).

Com ele, você pode criar colagens de duas a até nove fotos, em diferentes padrões horizontais e verticais. É uma ótima forma de variar suas publicações nas redes sociais, uma vez que o app publica (caso você queira) sua criação diretamente no Instagram ou Facebook, envia a imagem por e-mail ou mensagem de celular ou simplesmente a salva na galeria do seu aparelho.

As opções de edição de imagem que o Layout oferece são o espelhamento horizontal (para inverter o lado esquerdo pelo direito) e vertical (para virar de ponta cabeça). Durante o processo, se quiser aumentar ou diminuir alguma foto, basta tocá-la com o dedo indicador e o polegar e fazer um movimento de pinça.

Além disso, as bordas podem ser movidas para alterar as dimensões de cada foto: é só encostar na borda e arrastá-la para a direção desejada. A imagem final será sempre quadrada - afinal, o app pertence ao Instagram, onde as imagens são sempre publicadas em um canvas quadrado.

Esse tipo de aplicativo não é o primeiro do gênero: existem diversos outros apps mobile lançados anteriormente por outros desenvolvedores e que, muitas vezes, oferecem até mais opções de finalização (como, por exemplo, bordas de diferentes cores e formatos para as colagens).

É o caso dos DipticPic Stitch ou Frametastic, para citar alguns dos mais utilizados.

A diferença do Layout talvez seja sua simplicidade, certamente projetada para usuários que não desejam incrementar demais suas montagens mas, sim, apenas registrar e compartilhar seus momentos de forma rápida, divertida e variada. Vale a pena experimentar.

(Foto: Arquivo pessoal)