Tecnologia

Seu celular foi roubado?

Por Jorge Freire Jr.

Saiba como proteger seus dados

Seu celular foi roubado?

Minha esposa já teve um iPhone roubado. Ela estava falando comigo quando uma pessoa passou de bicicleta e arrancou o celular da mão dela.

Na hora acionei o serviço Buscar Meu iPhone e acompanhei o caminho do ladrão. No mesmo momento liguei para a polícia e disse que estava rastreado o telefone roubado. O resultado: a polícia não foi atrás e tivemos de nos conformar com o prejuzo.

Bem, nesse momento eu dei o comando para apagar todos os dados do iPhone. Perdemos o celular, mas muitos dados importantes da Fá foram preservados.

Vou dar algumas dicas para que você proteja os dados do seu smartphone:

Número IMEI

O IMEI (International Mobile Equipment Identify) é um número único que todo celular tem. Ele pode ser encontrado em vários lugares: na caixa do aparelho, na nota ou na bateria. Porém, a forma mais fácil de encontrá-lo é digitar *#06#.

Guarde o seu número de IMEI e em caso de furto/roubo você deve passá-lo para a operadora, depois de ter realizado um BO. Eles irão bloquear o celular para sempre. Ou seja, o smartphone se tornará um peso de papel para o bandido.

Bloqueio remoto

Foi esse o sistema que usei para apagar todo o iPhone da Fá. De um computador qualquer você irá acessar um endereço na internet e assim terá controle do seu smartphone.

Android -> Acesse o Gerenciador de dispositivos Android, faça o login da sua conta e clique no item configuração de bloqueio e limpeza.

iOS -> Entrar no iCloud, logar e ir em Buscar Meu iPhone. Lá terá a opção Apagar iPhone.

Windows Phone -> Entre na loja virtual do sistema da Microsoft e vá na opção apagar.

Nunca se esqueça de habilitar essas funções ao comprar um smartphone!