Tecnologia

Videogame: que tipos de jogos são ideais para as crianças?

Por Jorge Freire Jr.

Ao pensar em comprar um jogo para o seu filho, pesquise antes. Veja algumas dicas do que você deve levar em consideração

Videogame: que tipos de jogos são ideais para as crianças?

Fiz um post aqui sobre a idade certa de um Padawan jogar videogame. Acredito que o videogame é um grande aliado dos pais para educarmos os Jovens Padawans. Lealdade, espírito de equipe, tentativa e erro e saber perder fazem parte de praticamente todos os jogos.

Muitos games têm o que se chama educação tangencial. Eu considero esse fator fantástico, pois ele vai motivar os Padawans a procurarem referências do jogo no mundo real. Um jogo que passa nas Cruzadas, por exemplo, irá criar interesse deles por esse momento histórico! Criar interesse por um assunto, por matéria, por causa de um jogo. Fantástico, não?

Bem, o meu Padawan tem 4 anos e não vou jogar com ele algo relacionado às Cruzadas, certo? Primeiramente, ele não tem idade para a recomendação etária dos videogames com essa temática. Segundo que para ele é difícil o manuseio do jogo. A coordenação fina dele ainda não está preparada para certos tipos de games. E terceiro é a visão espacial. Um personagem que você pode mover por 3 dimensões complica um pouco a cabecinha dos Jovens Padawans. E é essa a dica que dou.

Ao começar a jogar com o seu Padawan, procure jogos em 2 dimensões e que use poucos botões. O controle dos consoles hoje em dias tem dez botões e dois joysticks. Para um Jovem Padawan isso é uma tortura, até porque a mão deles é pequena para um controle daquele tamanho.

Ao pensar em comprar um jogo, pesquise primeiro. Veja reviews e clips dele, pois assim você poderá saber com antecedência se aquele é o ideal para o seu Padawan. Jogos difíceis vão deixá-lo frustrado! 

Se desejar saber quais jogos eu tenho aqui em casa, pergunte nos comentários!

(Foto: Divulgação Disney)