Tecnologia

Você compraria pílulas de sujeira para tomar? E um cinto de eletricidade para usar?

Por Renata Deos

Entre o possível e o impossível, em criatividade para pensar produtos que podem chegar ao mercado nos próximos 10 anos, o pessoal do Nano Supermarket supera qualquer um

Você compraria pílulas de sujeira para tomar? E um cinto de eletricidade para usar?

Modificar as moléculas e até os átomos das estruturas faz com que novos produtos sejam criados. Resultados até então impossíveis passam a existir. A nanotecnologia possibilita avanços em várias áreas, da medicina ao entretenimento. Em 10 anos, alguns dos produtos, que hoje vemos apenas como ideias no site do Nano Supermarket, podem estar de fato nas prateleiras dos supermercados.

Um dos produtos que tomou espaço de destaque na mídia, depois da Design Week Holandesa, foi o cinto criado pela designer Emmy Van Roosmalen. O "Energy Belt" promete transformar nosso excesso de gordura em eletricidade para carregar pequenos aparelhos como celulares e marca-passos, além do benefício secundário (para muitos primário) de perder uns quilinhos que estão sobrando bem naquela região difícil de perder: a barriga.

As propostas de produtos sensacionais são enviadas por designers, artistas e especialistas em tecnologia ao site Next Nature. Lá são expostos e catalogados quanto à condição de execução: possível, pouco possível, já desenvolvido etc.

Tem um pouco de tudo, de pílulas de sujeira para repor bactérias e estimular o sistema imunológico para que fique sempre alerta, até um tipo de anel que quando utilizado durante o momento da concepção, promete ajudar a gerar o bebê de determinado sexo.

Fiquei pensando que fazer "Feira de Ciências" hoje em dia deve ser bem mais legal do que era na minha época de escola.

Veja o vídeo mostrando um pouco mais sobre o Nano Supermarket e seus produtos sensacionais. Apesar de estar em holandês, tem legenda em inglês e no geral dá para entender pelas imagens.

 

Qual dos produtos você gostaria que chegasse primeiro?

(Imagens reprodução de alguns dos produtos do Nano Supermarket)