Viagem e Férias

10 atrações imperdíveis na Itália

Vai visitar as terras italianas pela primeira vez? Elegemos destinos e lugares encantadores que vão deixar sua viagem ainda mais charmosa e inesquecível!

10 atrações imperdíveis na Itália

Se você está planejando viajar para a Europa e conhecer um dos mais países mais interessantes do continente – no caso, a Itália –, esta conversa veio em boa hora! Sim, trata-se de uma deliciosa opção de passeio, com lugares cheios de charme que misturam a arquitetura antiga com o encanto da modernidade.

E caso esteja programando uma viagem a dois, perfeito! A Itália tem um clima romântico no ar, com muita beleza e histórias de amor incrustadas em seus monumentos.

Mas se for com a família, tudo bem também; os dias de lazer serão igualmente deliciosos! Ainda mais ao desfrutarem a maravilhosa gastronomia italiana, seus famosos vinhos e a ótima hospitalidade do seu povo. 

Obrigatórios no roteiro italiano
1
Coliseu
Seu nome original é Anfiteatro Flaviano e é o maior do mundo. Foi construído no ano 80 d.C. e usado como palco para lutas de gladiadores, execuções, teatro e eventos religiosos. A construção, em Roma, é considerada uma das mais impressionantes obras do mundo antigo e, apesar de ter sido danificada pela erosão natural do ambiente, você pode desfrutar do clima mágico e da paisagem maravilhosa.
2
Fontana di Trevi
A bela fonte foi projetada pelo arquiteto Nicola Salvi e desenvolvida por Pietro Bracci também fica na capital italiana. Ela mede mais de 26 metros, faz parte da fachada do Palazzo Poli e é a fonte barroca mais famosa do mundo, eternizada no filme La Dolce Vita, de Federico Fellini. Foi restaurada em 1998 após sofrer ações naturais do tempo e, diz a lenda, que se você jogar uma moeda na fonte sobre o seu ombro esquerdo, você terá boa sorte.
3
Torre de Pisa
A torre inclinada (foto) é um dos pontos turísticos mais importantes do mundo e poucas pessoas vão resistir ao impulso de tirar uma foto com ela – fazendo poses engraçadas ou não. E quem resiste à torre do sino da Catedral, localizada na cidade de Pisa e que, devido aos problemas no solo e ao peso dos materiais, inclinou-se e perdeu a estabilidade com o passar do tempo. Arquitetos conseguiram estabilizá-la para deter sua inclinação, mas não a endireitaram, justamente para ela não perder seu maior encanto.
4
Vale dos Templos
Também conhecido como Zona Arqueológica de Agrigento, fica na região da Sicília e é considerado como Patrimônio Cultural da Unesco. A área é composta por sete templos dóricos que são dedicados a Juno, Concórdia, Héracles, Zeus, Vulcano, Asclépio e Castor e Pólux. Além disso, você pode ver partes de ruínas pertencentes a outros templos já desaparecidos.
5
Pádua
É uma cidade ao norte da Itália conhecida por suas ruas que convergem em uma praça central e conta com o encanto das antigas muralhas. Durante a guerra, Pádua foi considerada o centro de operações militares. Por isso, se você gosta de aprender sobre história moderna, visite um de seus museus.
6
Pantheon
Localizado em Roma, é um edifício peculiar, tido como o mais bem conservado da época do Império Romano, com seus mais de 2 mil anos de construção. Chama atenção a grande abertura que existe no centro da abóboda a mais de 40 m de altura, o óculo, garantindo a entrada de luz natural. O nome Pantheon remete ao seu propósito: pan (todo) e theos (deus), ou seja, templo dedicado a todos os deuses.
7
Toscana
Se você assistiu ao filme Sob o Sol de Toscana, deliciosa aventura romântica de 2003, já sabe quão linda é essa região italiana, repleta de paisagens, construções medievais, campos de videira e oliveira e um incrível ar bucólico. É onde estão Florença, Arezzo, Pisa (sim, a da torre), entre outras cidadelas charmosas que te esperam com vinhos e gastronomia irresistíveis.
8
Costa Amalfitana
São cerca de 60 km de um litoral de mar azul e paisagens de deixar qualquer um de queixo caído. A Costa Amalfi, apelido carinhoso à orla cheia construções nas montanhas, estradinhas sinuosas e estreitas e visual de tirar o fôlego. Ok, chegar lá não é tão simples e o deslocamento não é dos mais práticos, mas aventurar-se pelas escadarias e contemplar o pôr do sol de lá compensa qualquer sacrifício.
9
Veneza
Visual dos mais cinematográficos, Veneza é aquele lugar que todo mundo deveria visitar pelo menos uma vez na vida. A cidade na região de Vêneto, cortada pelos canais sempre cheio de gôndolas, merece o título de um dos destinos mais românticos e charmosos da Itália.
10
Milão
Conhecida por ser um dos principais centros de moda do mundo, a cidade de Milão tem atrações para todos os gostos e estilos de turistas. A diversidade do lugar inclui uma das catedrais góticas mais bonitas da Europa (Duomo de Milano), além da incrível Última Ceia, de Leonardo da Vinci, localizada na igreja Santa Maria delle Gazie. O melhor a fazer por ali? Se perder nos bairros e descobrir o irrestível sabor do autêntico risoto à milanesa.