Viagem e Férias

10 destinos contados em livros

Antes de embarcar para sua próxima viagem, delicie-se com histórias ambientadas nas cidades que você vai visitar

10 destinos contados em livros

Assistir a filmes aguçam a vontade de viajar; ler livros, mais ainda! E se a viagem já está marcada e você, na contagem regressiva, as histórias impressas podem ser uma deliciosa aventura prévia.

Livros fazem você entrar de cabeça no destino, estimulam a imaginação, trazem mais suspense e detalhes. Além disso, fogem dos lugares clichês mostrados em guias de viagens, o que pode ser uma ótima ideia para deixar seu passeio mais divertido.

Separamos 10 destinos e elegemos títulos que valem a pena ser devorados antes (e durante) a viagem. Boa leitura!          

Nova York

Uma das cidades do mundo mais baladas do momento, que tem atraído até famílias inteiras, possui várias e deliciosas histórias retratadas em suas ruas numeradas:

  • Sex And The City - Candance Bushnell (Ed. Record). Pode ser clichê, mas quase nenhum livro retrata Nova York como Sex and The City. É quase um roteiro dos lugares mais descolados para mulheres entre 30 e 40 anos. Para ler e anotar todas as dicas!
  • Bonequinha de Luxo - Truman Capote (Ed. Companhia das Letras). Esse livro tem a cara de Nova York, além de ser um clássico. A intrigante Holly Golightly vira musa inspiradora de um escritor que se muda para a cidade durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Paris

A estonteante capital francesa merece livros e mais livros que retratem sua estrutura incrível!

  • Código da Vinci - Dan Brown (Ed. Sextante). Atrás de pistas sobre um assassinato, os protagonistas percorrem Paris, mostrando os locais mais famosos da Cidade Luz. Na TV, eles ganham vida na pele de Audrey Tautou e Tom Hanks.
  • Paris é uma Festa - Ernest Hemingway (Bertrand Brasil). Esse livro, além de mostrar a Paris dos anos 20, aborda as questões culturais, os artistas e os saraus que eram característicos da época. Uma verdadeira viagem à belle époque e aos melhores anos da cidade.
  • Minha Vida na França - Julia Child (Ed. Seoman). Nesse livro, a renomada chef gourmet Julia Child conta como foi chegar à França sem falar a língua e como descobriu sua vocação na culinária. O livro deu vida ao filme Julie & Julia, que teve Meryl Streep como protagonista.

 

Londres

A efervescente capital londrina é cenário para deliciosos livros que rendem momentos superagradáveis de leitura:

  • Bridget Jones: Louca pelo Garoto - Helen Fielding (Ed. Companhia das Letras). O terceiro livro da série da aventureira Bridget Jones traz a protagonista na versão mãe, tentando se recuperar da perda do marido e voltando a namorar. Amantes de uma literatura leve e divertida vão adorar o livro.
  • Os Delírios de Consumo de Becky Bloom - Sophie Kinsella (Ed. Record). Rebecca Bloom é uma jornalista endividada e shopaholic que, ironicamente, consegue emprego em um jornal de economia e tenta se livrar de um cobrador. O filme se passa em Nova York, mas o livro, em Londres.
  • As Aventuras de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle (Ed. Zahar). A trama faz você se sentir na capital inglesa com mistério e uma pitada de romance. O livro eternizou alguns lugares, como a Baker Street, local obrigatório de visita para quem vai a Londres.

 

Roma

A capital da Itália, seus monumentos incríveis e suas ruas cheias de histórias são palco para muitos livros, como:

  • Comer, Rezar e Amar - Elizabeth Gilbert (Ed. Objetiva). Nesse romance de autoconhecimento, a autora escolhe Roma como o local para curar um divórcio traumático, se reencontrar e ingerir carboidratos sem peso na consciência.
  • Quando em Roma - Gemma Townley (Ed. Record). Georgie Beauchamp viaja à capital italiana a convite de um ex-namorado, para mostrar a ele que se recuperou do fim do romance entre os dois. É um livro divertido e audacioso.
  • Anjos e Demônios - A Primeira Aventura de Robert Langdon - Dan Brown, (Ed. Arqueiro). Nessa história, Langdon tem que decifrar um assassinato e evitar um ataque aos quatro cardeais cotados para a sucessão papal. Um livro cheio de enigmas, ciência e religião, que se passa em Roma e faz você querer visitar os lugares citados.

 

Lisboa

Portugal também é palco para enredos que são certeza de horas de prazer:

  • História do Cerco de Lisboa - José Saramago (Ed. Companhia das Letras). O livro entrelaça dois tempos da cidade: durante a invasão dos mouros em 1147 e nos dias de hoje, com direito a um romance. É livro indispensável para quem gosta de uma boa literatura.
  • Trem Noturno para Lisboa - Pascal Mercier (Ed. Record). Um professor de literatura com vida monótona decide mudar de vida e parte para Lisboa. Em sua companhia, um livro que faz o personagem reviver as aventuras do autor.
  • Lisboa em Pessoa - João Correia Filho (Ed. Leya Brasil). O livro traz Lisboa aos olhos do icônico escritor Fernando Pessoa, seus lugares preferidos e suas aventuras.
  • Os Maias - Eça de Queirós (Ed. Zahar). Trata-se de um retrato da sociedade de Lisboa no fim do século XIX, na pele da família Maia. O livro é escrito sobre três pilares: romance, política e cultura.

 

Barcelona

A cidade catalã, cheia de arte, cultura e beleza, é cenário perfeito para muitas e muitas histórias:

  • A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Záfon (Ed. Suma de Letras). Esse livro emocionante narra a história do garoto Daniel Sempere, de 11 anos, que perdeu a mãe ainda muito cedo. Na tentativa de não esquecer seu rosto, ele acompanha o pai por uma aventura literária.
  • Enigma em Barcelona - Rosana Rios (Ed. Callis). Ao ganhar uma bolsa para estudar arte em Barcelona, Ângela se depara com o roubo de uma obra de Picasso e dividida entre dois amores. Prepare-se para se sentir nas ruas espanholas ao ler o livro.

 

Dublin

A cidade irlandesa, tão procurada pelos turistas brasileiros, pode ser conhecida previamente em:

  • Ulysses - James Joyce (Ed. Companhia das letras). Considerado um dos maiores romances do século XX, o livro mostra a odisséia de Leopold Bloom em um dia em Dublin, 16 de junho, data que chegou até a virar feriado.
  • Dublinesca - Enrique Vila-Matas (Ed. Cosac Naify). Neste romance, um escritor catalão nostálgico e deprimido vê sua carreira e sua vida engolida pela tecnologia.

 

Japão

Do outro lado do mundo, o país asiático reserva muitas surpresas, algumas delas contadas nos livros:

  • Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden (Ed. Imago). Trata-se de uma fascinante narrativa da cultura japonesa. O livro conta a história de Sayuri, desde quando foi vendida como escrava, aos 9 anos, até se tornar uma gueixa.
  • 1Q84 - Haruki Murakami (Ed. Alfaguara/Objetiva). Um dos romances mais aclamados so século, a trilogia entrelaça a vida de uma assassina profissional e um professor de matemática. É enredo recheado de mistérios e romances.
  • Viagem Sentimental ao Japão - Paula Bajer (Ed. Apicuri). Apesar de nunca ter viajado, Anette trabalha em uma agência de viagens e convence os clientes de que conhece qualquer destino. Sua monotonia acaba quando chega um cliente desejando conhecer o Japão.

 

Amsterdã

A cidade holandesa, com seus canais, bicicletas, casas coloridas e ruas estreitas, é retratada em diferentes livros:

  • As Senhoritas de Amsterdã - Martine Fokkens e Louise Fokkens (Ed. L&PM). As gêmeas prostitutas mais famosas da cidade contam as aventuras pelo bairro de De Wallen, onde trabalharam a vida inteira, apesar de serem mães, avós e, hoje, bisavós.
  • A Lenda do Vampiro de Amsterdã - Jeferson Salles (Chiado Editora). Aos 12 anos, Ângela sonha com um vampiro e passa a vida dedicada a estudar essas criaturas, até que um dia, é mordida por um. Ficção na medida certa.
  • A Culpa É das Estrelas - John Green (Ed. Intríseca). A cidade de Amsterdã abriga os cenários mais românticos entre os personagens Augustus e Hazel, no livro-sensação entre os adolescentes. Os protagonistas também visitam a casa de Anne Frank, autora de um dos maiores romances do século (O Diário de Anne Frank).

 

Brasil

É claro que há obras excelentes recorrendo aos nossos espaços preciosos para ambientar sua trama:

  • Gabriela Cravo e Canela - Jorge Amado (Ed. Companhia das Letras). Um dos romances mais aclamados do escritor, mostra a cidade de Ilhéus, na Bahia, durante os anos 20, enredada pelo romance de Gabriela e Nacib.
  • A Invenção de Copacabana - Julia O'donnell (Ed. Zahar). A autora narra a formação do bairro mais famoso do Rio pela elite carioca, com seu estilo de vida praiano, refinado e moderno.
  • Chega de Saudade - A História e as Histórias da Bossa Nova - Ruy Castro (Ed. Companhia das Letras). Esse livro relata a sociedade boêmia do Rio de Janeiro nos tempos da Bossa Nova, citando a influência dos cantores e escritores que conhecemos hoje. Um verdadeiro mergulho cutural à época.

 

(Foto: Getty Images)