Viagem e Férias

10 praias do litoral brasileiro que valem a viagem

É tempo de curtir o mar! Descubra os lugares mais bonitos da nossa orla, de Norte a Sul do País

10 praias do litoral brasileiro que valem a viagem

O litoral brasileiro é ideal para quem quer curtir sombra e água fresca. De ponta a ponta, o País abriga inúmeras praias paradisíacas.

É só escolher a sua preferida, aproveitar algumas das promoções das companhias aéreas que estão rolando nesta estação e pé na areia! Tem opções incríveis de Norte a Sul.

A diversidade é gigante! Enquanto os surfistas aproveitam as ondas da Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (Pernambuco), ou da Praia do Rosa, em Santa Catarina, casais em busca de lua de mel ou jovens que procuram agito preferem Jericoacara, no Ceará.

Não importa qual a praia escolhida, é certo que há algum cenário exuberante perfeito para você. Conheça alguns dos lugares favoritos dos turistas, que valem cada minuto da viagem.

Jericoacoara (Ceará)

A pouco mais de 300 km de Fortaleza, Jericoacara (foto acima) costumava ser um pacato vilarejo de pescadores. Seu ambiente rústico, as dunas e incríveis lagoas de água doce transformaram o lugar em um destino cada vez mais badalado.

O local é adorado por muitos turistas, principalmente estrangeiros. “Há muitos italianos e argentinos por lá”, afirma a estudante Gabriela Silva, que passou o último Réveillon na região em companhia do namorado. “A praia é bem bonita… Mar azul, areia fina, pedras, dunas, coqueiros”, conta. 

Praia da Pipa (Rio Grande do Norte)

Localizada no maior santuário ecológico do Estado do Rio Grande do Norte, a Praia da Pipa encanta a todos com suas águas claras e mornas, ar de vilarejo, imensos coqueirais, falésias, dunas, piscinas e mirantes naturais.

Diferente de Natal, em que você precisa alugar um carro se quiser ter mobilidade, em Pipa é possível fazer tudo a pé, de chinelo – ok, para ir de ponta a ponta você precisa de algumas horinhas e uma boa resistência física. É um lugar para curtir a natureza e descansar da vida agitada das grandes metrópoles.

Baía do Sancho – Fernando de Noronha (Pernambuco)

Praia do Sancho

Eleita a melhor praia do mundo, segundo usuários do site de viagens TripAdvisor, a Baía do Sancho é frequentemente chamada como “paraíso na terra” por quem frequenta o lugar.

A cabeleireira Priscilla Sanches se impressionou tanto com Fernando de Noronha que escolheu o lugar como destino para a passagem do ano pela segunda vez consecutiva. “É indescrítivel, um lugar maravilhoso, com água transparente onde é possível ver cardumes de peixes mesmo à beira da água”, diz ela.

O acesso feito por trilha não chega a assustar os turistas menos aventureiros e proporciona fotos incríveis, mas pode não ser indicado para todas as idades. “Por ter muitas pedras e escadas, não acho que é um bom lugar para idosos ou bebês de colo”, comenta. 

Maragogi (Alagoas)

A 130 km de Maceió, capital de Alagoas, e de Recife, em Pernambuco, Maragogi é conhecida como o “Caribe brasileiro”. Seu mar calmo, águas cristalinas e corais permitem uma experiência pra lá de paradísiaca. 

A região é repleta de resorts de frente pro mar que proporcionam muita sombra e água fresca para os turistas. Mas a grande atração mesmo são as Galés de Maragogi, um conjunto de piscinas naturais a 6 km da costa. 

Quarta Praia  Morro de São Paulo (Bahia)

Destino perfeito para quem procura um ambiente cheio de gente jovem e animada, Morro de São Paulo é um dos lugares mais visitados no litoral baiano. Para quem procura um refúgio da agitação, a Quarta Praia é uma boa opção.

Maior entre as praias do Morro de São Paulo, com 8 km de extensão, o local se mantém um pouco mais preservado e tranquilo do que o restante da região.

“Estive lá apenas por um dia como visitante, pois estava hospedada em uma região mais central, mas definitivamente quero voltar para ficar a estadia toda apenas na Quarta Praia. É ideal para descansar ao lado dos amigos ou da família”, conta a publicitária Thais Cintra.

Lopes Mendes  Ilha Grande (Rio de Janeiro)

Chegar em Ilha Grande não é uma tarefa fácil. Com acesso apenas pelo mar, o lugar parece que parou no tempo. Nada de carros ou buzinas por lá; apenas tranquilidade e natureza. Ainda mais remota, Lopes Mendes não tem sequer restaurantes, mas, ainda assim, foi escolhida a sétima praia mais bonita do mundo por turistas no TripAdvisor.

A consultora de moda Ana Bordinhon aproveitou as férias de janeiro para curtir a natureza ao lado do namorado. Ali em Lopes Mendes, se encantou com a cor da água. “Parece o Caribe. A vista panorâmica de cima das pedras é impressionante, dá para ver direitinho a variação de tons azuis e verdes do mar”, diz.

Pedras Miúdas  Ilhabela (São Paulo)

No litoral norte de São Paulo, Ilhabela se divide em diversas belas praias e floresta tropical. Uma das mais intocadas e preferidas dos turistas é Pedras Miúdas, localizada em frente à Ilha das Cabras.

Com quiosques para que os turistas possam petiscar durante o dia, a praia é movimentada o ano inteiro por conta do Santuário Ecológico Submarino e considerada um dos melhores lugares para mergulho na ilha.

Para quem se aventura sob a água, é possível ver peixes, esponjas, anêmonas-do-mar, corais, estrelas-do-mar e até um estátua a 7 metros da superfície.

Praia do Rosa – Imbituba (Santa Catarina)

Praia do Rosa

Localizada a 80 km de Florianópolis, a Praia do Rosa é um dos lugares favoritos dos surfistas por suas ondas, que variam de meio metro a 3 metros. Os turistas que gostam de lugares ainda intocados também preferem essa praia. 

A preservação da natureza é percebida mesmo nas pousadas da região, que adotam práticas sustentáveis. Também é um bom lugar para fazer trilhas e outros esportes aquáticos, como windsurf e kitesurf.

Os meses de agosto a novembro são bons para a observação de baleias franca.

(Fotos: Setur Ceará [Jericoacoara], Hans von Manteuffel - Turismo Pernambuco [Praia do Sancho], Salinas do Maragogi All Inclusive Resort [Maragogi] e Santur [Praia do Rosa]/ Divulgação)