Viagem e Férias

A deliciosa região da Provence no inverno

Por Helena e Joana Cardoso

É um destino inusitado e surpreendente para essa época do ano. Entenda o porquê

A deliciosa região da Provence no inverno

A região da Provence, na França, é um destino bastante disputado nos meses de julho e agosto, quando seus campos de lavanda estão no auge e os visitantes podem desfrutar das belas paisagens ao longo das estradas que levam de uma cidade a outra. 

Entretanto, a região não costuma estar incluída no roteiro durante o inverno, e pode ser uma ótima escolha para quem gosta de conhecer os lugares com um clima local, sem muita interferência de turistas na região. Os lugares fora da época turística costumam ser bem mais calmos, sem filas e superlotação.

Os campos de lavanda são substituídos por árvores secas, sem folhas, e o colorido dá lugar a cores sóbrias e tons fechados. Mas, para quem imagina que isso é ruim, garanto que pode ser tão interessante quanto a outra versão, que, convenhamos, é até mais conhecida por nós que moramos em um país tropical.

As temperaturas altas do verão dão lugar a um clima agradável, nem tão frio quanto o resto do país nessa época do ano, e longe de qualquer sentimento de calor, quando tudo fica desagradável. É a temperatura certa para visitar as cidades com todos os seus encantos e ainda tomar um chocolate quente para esquentar um pouquinho.

A Europa, de forma geral, costuma se preparar muito bem para a época de Natal e Ano-Novo. Para quem curte o clima natalino, as cidades ficam com luzes espalhadas por todos os cantos e te faz, de fato, se sentir em um filme.

Porém, para quem pretende passar as festas na região, é importante estar ciente que nesses dias o comércio fica praticamente inteiro fechado - e pode ser difícil arranjar lugares para visitar ou até mesmo comer. Sem um planejamento do que estará ou não aberto, pode haver muitos aborrecimentos desnecessários no seu dia. Organize-se!

Os mercados locais são grandes atrativos da região. É interessante pesquisar qual o dia de cada cidade para quem você consiga apreciar os ingredientes oferecidos nas barraquinhas tão tradicionais de lá.

Para esses dias de festa em que tudo fecha, uma boa ideia é comprar queijos, patês, pães e vinhos e ficar em casa degustando as comidas típicas de um inverno francês.

Dito isso, pé na estrada. A Provence no inverno tem muito a te surpreender, positivamente.

Por Joana Cardoso

(Foto: Morguefile)