Viagem e Férias

Ideias para entreter as crianças no avião

Por Daniela Folloni
@blogitmae

Como tornar o voo uma experiência mais divertida para as crianças - e tranquila para você

Ideias para entreter as crianças no avião

Viajar para lugares distantes com os pequenos é uma aventura desde o momento em que a gente entra no avião. Aliás, acho que a parte mais complicada da viagem é justamente no trajeto pelo ares, porque não temos muita escapatória caso a criança resolva ficar entediada, chorar, ficar impaciente.

Para não passar sufoco, sempre procurei motivar os pequenos a curtir o avião bem antes da viagem. E durante! Mais do que dar paliativos para acalmar as ferinhas, prefiro incentivar os pequenos a curtir a experiência. Só num segundo momento é que lanço mão dos salvadores da pátria que levo na bolsa (nem sou doida de não levar!).

Aqui vão as algumas dicas que podem ajudar você também a ter um voo traquiiiilo:

Pré-viagem - Incentive as crianças a arrumarem a malinha de bordo delas. Os meus levam máscara para dormir e meia/sapatilha para ficar sem sapato durante o voo (comprei umas divertidas na Puket), além do travesseirinho preferido e brinquedos pequenos (eles escolhem). Cada um vai feliz com a sua mochila nas costas e logo depois de se acomodar no assento, já faz todo o ritual de colocar a máscara, a meia etc. Já é uma diversão.

No aeroporto - Vá a uma livraria. Diga que cada um pode escolher uma revistinha ou uma cartela de adesivos ou uma revista de passatempo... qualquer novidade que ajude a passar mais rápido a espera no aeroporto e possa ser mais um entretenimento no avião. Dica: não compre canetinhas ou coisas pequenas porque durante o voo elas podem cair no chão e rolar pelo avião. Para resgatar é um custo!

Decolagem (e pouso) - Leve algo divertido para mastigar. Por causa da pressão, é comum meus pequenos terem dor de ouvido. A pediatra sugeriu que eles mastiguem alguma coisa. Na última viagem, achei umas balinhas de Fini das princesas da Disney, em forma de coração, castelo, sapatinho. Dica: só mostre a novidade quando o avião estiver prestes a decolar - ou você corre o risco de a sua carta na manga acabar antes da decolagem.

Durante o voo parte 1 - Explore a experiência do voo. Primeiro, esgote as possibilidades de entretenimento do avião. Um filminho pode ser o suficiente para seu pequeno curtir a viagem. Quem sabe, né? Também é bacana explicar o que vai acontecer durante o tempo de voo: fale sobre o trabalho dos comissários, conte onde fica o piloto - veja se é possível visitar a cabine.

Durante o voo parte 2 - Tire as novidades da bolsa. Começou a fase: "Mamãe, já tá chegando?" Hora de usar seu arsenal!!! Nunca tudo de uma vez. A ideia é ir sacando surpresas conforme a necessidade. Assim você sempre tem cartas na manga. Aqui você sabe o que vai entreter seu filho: um livro, o trenzinho que ele adora, a boneca que ela ama, o iPad... Também pode ser uma novidade mastigável. Meus filhos adoram uva-passa - é super prática de carregar na bolsa. Também teve uma fase que adoravam estourar plástico-bolha - ideia da avó: levar uns quadradinhos para estourarem no voo. Ficaram mais concentrados que no tablet!

Essas são as estratégias que funcionam comigo. Espero que deem certo com você. E ótima viagem!