Viagem e Férias

10 praias indicadas para crianças

Listamos as praias mais bacanas e preparadas para receber você e seus filhos

10 praias indicadas para crianças

Curtir uma praia em família é tudo de bom, mas ela deve ser adequada para receber as crianças - o que significa não estar sempre lotadíssima, ter águas mais calmas e oferecer infraestrutura para as necessidades dos pequenos. Pensa em viajar com os filhos para um destino assim neste verão? Elaboramos uma lista das 10 melhores praias brasileiras para você se divertir.

Praia com segurança, verão mais feliz!

Mas antes disso, é interessante lembrar alguns pontos: na hora de escolher o roteiro, é bom também ficar de olho no que a cidade oferece, como: localização de pronto-socorrro, farmácias e supermercados. Afinal de contas, crianças são imprevisíveis!

A partir dos 6 meses, os bebês estão liberados para ir à praia, desde que estejam com as vacinas em dia. E mesmo assim, nada de exageros. “Deve-se evitar o sol entre 10 e 16 horas e os bebês não devem ficar mais do que 30 minutos expostos ao sol. Mesmo com proteção, há o risco de queimaduras e desidratação”, explica a pediatra Adriana Tonelli.

A especialista reforça que crianças de todas as idades devem usar protetores específicos para elas. “Jamais use protetor de adulto em criança, pois a pele delas é muito sensível. Já existem roupas e bonés com proteção UV, ótimos, principalmente para bebês”, complementa.

A regra é a seguinte: o protetor solar deve ter, no mínimo, FPS 30, e ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e renovado a cada 2 horas. Se a criança entrar no mar ou piscina, passe novamente, mesmo se a versão for à prova de água.

Mães prevenidas já andam por aí com uma lancherinha a tiracolo, mas quando for à praia, melhor optar por comidinhas leves e líquidos, para evitar a desidratação. Isso também evita o consumo de produtos de ambulantes que, muitas vezes, têm origem desconhecida.

Vamos ao roteiro?

Praias incríveis para curtir com os filhos
1
Praia do Forte (BA)
A maior diversão desta praia está em um trecho conhecido como Papa-Gente. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais cheias de peixinhos, para delírio da criançada. Logo depois, há uma sede do Projeto Tamar, outra atração bem interessante para os pequenos, com aquários em que seus filhos podem tocar em tartarugas e arraias. A Praia do Forte está localizada na Costa dos Coqueiros, a uma hora de carro de Salvador.
2
Praia de Pernambuco - Guarujá (SP)
Com 1,5 km de comprimento, a Praia de Pernambuco tem uma larga faixa de areia fofa. No final dela, há o encontro de dois mares, o que dá ao trecho o nome de Mar Casado. Ali, as águas são calmas e sem ondas, ideias para as crianças brincarem.
3
Praia da Daniela – Florianópolis - (SC)
A Praia da Daniela, ao norte de Florianópolis, possui um dos mares mais calmos do Brasil - quase uma lagoa. E melhor: a água é bem morninha. Com uma faixa de areia fofa e larga, é o tipo de praia que dá para descansar e passar o dia inteiro, sem se preocupar constantemente com os filhos
4
Praia de Canto Grande - Bombinhas (SC)
Outra opção em Santa Catarina é a Praia do Canto Grande, em Bombinhas. Ela se divide em duas: De Dentro e De Fora. A mais indicada para crianças é a do Mar de Dentro, com águas calmas, claras e extensa faixa de areia.
5
Praia da Ferradurinha - Búzios (RJ)
A praia (foto) tem o formato de uma ferradura e, por ser pequena, é ideal para crianças que gostam de correr para todos os lados (ali não dá pra perder os levados de vista). O mar é calmo e as ondas, amenas.
6
Praia do Muro Alto – Ipojuca (PE)
Quem quer ir para Pernambuco com as crianças vai adorar a praia do Muro Alto, em Ipojuca. A maioria das praias dessa região tem a água morna, mas o diferencial desta é o mar bem calminho. Na maré baixa, o local mais parece uma piscina gigante. Além disso, a região é recheada de resorts com acomodações para toda a família.
7
Barra do Sahy – São Sebastião (SP)
As praias do litoral Norte de São Paulo são badaladas, mas a Barra do Sahy é uma exceção. Com mar calmo, é pequena (cerca de 3 km de extensão) e não costuma lotar. O local é ideal para paulistanos que têm apenas um fim de semana para dar uma escapadinha.
8
Praia de Peracanga - Guarapari (ES)
O forte desta praia é o mar calminho. Na maré baixa, algumas pedras formam piscinas naturais no local. Ela fica a menos de 7 km do centro de Guarapari e tem boa infraestrutura com barracas e guarda-sóis.
9
Maragogi (AL)
Localizada na Costa dos Corais, a grande atração de Maragogi são os Galés, corais que, na maré baixa, formam psicinas naturais onde é possível mergulhar até com máscara e snorkel. A fauna no local é bem rica e os peixinhos viram grande atração para as crianças.
10
Praia do Madeiro – Tibau do Sul (RN)
Esta praia tem um atrativo que as crianças só vêm nos filmes: golfinhos. Sim! Eles aparecem logo pela manhã, por volta das 8 ou 9 horas. Por isso é bom se programar para ir à praia cedo assitir ao espetáculo. A faixa de areia é extensa, fofa e o mar, bastante calmo.