Viagem e Férias

10 praias paulistas que valem a viagem

Verão e férias: quer momento melhor para dar um mergulho no mar? Selecionamos paisagens que merecem uma visitinha no litoral de São Paulo

10 praias paulistas que valem a viagem

Depois de um ano inteiro de trabalho, nada mais justo do que relaxar em um lugar bonito e tranquilo nos dias de folga. Que o diga quem mora em grandes centros urbanos, como São Paulo.

Não há sensação mais gostosa do que fugir da correria e aproveitar o dia de sol de frente a um mar azul.

Para encontrar um paraíso como este, nem é preciso ir muito longe: o litoral paulista está cheio de belas paisagens, que agradam desde crianças até os mais aventureiros, que buscam contato com a natureza.

Confira a nossa lista de praias, faça as malas e curta muito a sua viagem.

Praia do Jabaquara – Ilhabela

Com 500 metros de extensão, é uma das orlas mais bonitas e preservadas da ilha. Além do mar azul e da água cristalina (foto acima), também dá para aproveitar uma lagoa – formada por um rio que desagua em uma das extremidades da praia. O acesso pode ser feito de barco, carro ou bicicleta. E aqui vai uma vantagem: no caminho você vai passar por mirantes com vistas de tirar o fôlego.

“Essa é a praia que eu mais amo. Ela é bem tranquila, com poucas pessoas, e me ajuda a relaxar e esquecer os problemas. Adoro os barzinhos e restaurantes de lá: eles servem comidas típicas, com frutos do mar. Mas o mais legal é que dá para fazer trilhas, que levam até as cachoeiras. Perfeito para quem gosta de ter contato com a natureza”, conta Priscila Rodrigues, 27 anos, psicóloga.

Praia da Armação – Ilhabela 

Praia da Armação – Ilhabela

Também em Ilhabela, é o lugar ideal para quem curte esportes aquáticos. A praia é o point de praticantes de windsurfe e kitesurf, já que é o local que canaliza os ventos. Na larga faixa de areia, também é possível conhecer uma antiga igreja, que ainda faz celebrações e é frequentada pela comunidade de pescadores.

Riviera de São Lourenço – Bertioga 

Riviera de São Lourenço – Bertioga

O local foi inteiramente planejado e é cercado por coqueiros e condomínios. Das praias de Bertioga, é uma das mais tranquilas para passar o dia com a família. Além de tomar sol e dar uns bons mergulhos no mar, é possível desfrutar da infraestrutura do bairro – shopping, barzinhos e restaurantes.

“Essa foi a primeira praia que fomos com o nosso filho, o Daniel. Quando ele completou seis meses, descemos serra abaixo e procuramos um lugar que fosse mais adequado para ele. A praia é limpa e a areia é bem fofinha, o que é ótimo para os bebês, que têm a pele sensível e nem sempre estão acostumados com a textura diferente. Como as crianças não podem ficar na praia o dia todo por causa do sol forte, Riviera tem suas vantagens por oferecer outros tipos de lazer: bons restaurantes, parquinhos etc”, enumera Nyrlei Dias, 33 anos, arquiteta.

Juquehy – São Sebastião 

Juquehy

Rodeada pela Mata Atlântica e com cerca de 3 km de extensão, é uma das paisagens mais bonitas da região. É um lugar que agrada à família inteira: de crianças, que podem se divertir no mar calmo, até os mais jovens, que podem curtir as ondas nas extremidades da praia. Juquehy também tem uma boa infraestrutura, com hotéis, pousadas, bares, restaurantes e shoppings. 

“Eu vou para Juquehy umas três vez por ano, pelo menos. Gosto de lá porque tem de tudo um pouco: dá para aproveitar a praia, que é limpinha e supertranquila. E, de noite, dá para aproveitar os barzinhos, que sempre têm música ao vivo. Por lá tem muito surfista, mas também muitas famílias. Ou seja, todo mundo se diverte!”, ressalta Camila Alexandre, 25 anos, relações públicas.

Maresias – São Sebastião 

É o paraíso dos surfistas e uma das praias mais badaladas do Litoral Norte de São Paulo, conhecida por suas fortes ondas. Além do surfe, quem visita Maresias também pode praticar windsurfe, bodyboard e até fazer trilha por dentro da mata que cerca o mar. Assim como as demais praias de São Sebastião, o local tem muitos bares e restaurantes que garantem uma noite agradável e divertida.

Barra do Una – São Sebastião  

Barra do Una

A paisagem é incrível e diferente das demais praias do entorno. Isso porque o encontro do rio Una com o mar forma uma pequena península de areia, que é o charme do local. Neste ponto, as águas são mais calmas. Mas, como a praia é de tombo (a profundidade aumenta de forma abrupta), o mar fica um pouco mais agitado conforme você caminha para a outra extremidade. Barra do Una também é bastante procurada por pessoas que gostam de andar de caiaque e bote rio acima.

“Meus pais moram no sertão de Barra do Una, então, volta e meia, estou por lá com meu marido. Gosto muito da beleza natural dessa praia e da tranquilidade. O litoral norte paulista anda bem cheio, mas essa praia não tem tanto movimento e conseguiu se preservar em meio a tantos turistas. Também dá para fazer programas diferentes, como ir para o sertão e admirar a Mata Atlântica, os rios, as quedas d’água... é uma delícia”, afirma Mariana Nadai, 30 anos, jornalista.

Praia da Cocanha – Caraguatatuba

Praia da Cocanha

É uma das mais procuradas de Caraguá, principalmente por causa da Ilha de Cocanha, que fica bem em frente à praia. A pequena porção de terra, que é coberta pela Mata Atlântica, é frequentada por quem gosta de praticar mergulho livre. Também é possível fazer pequenas caminhadas e visitar um antigo casarão. O acesso até o local é feito por barcos, conduzidos por pescadores da região.

Prainha – Caraguatatuba

Prainha

Com águas rasas e claras, o local é muito procurado por quem tem crianças e idosos na família. A praia também é cercada por quiosques, bares e restaurantes – então, não é preciso ir muito longe para fazer uma boa refeição. Entre os principais atrativos da Prainha está a trilha para a Pedra do Jacaré, de onde é possível admirar toda a orla e a cidade de Caraguatatuba.

“Eu e minha família amamos ir para Caraguá e sempre frequentamos a Prainha. Gosto de lá porque a praia é pequena e o mar é calmo, ou seja, ideal para crianças. Sem falar que tem até um chafariz, que é próprio para banho, e um parquinho que o meu filho adora. Outra vantagem é poder aproveitar uma sombra gostosa das árvores para ler um livro e descansar um pouquinho quando o sol fica muito quente”, lembra Carolina de Souza Lugubone Shigio, 34 anos, funcionária pública municipal.

Praia do Eden – Guarujá

Praia do Eden

É conhecida como um refúgio para quem quer fugir da agitação. Com apenas 100 metros de extensão, o pequeno paraíso fica escondido em meio às praias mais badaladas do Guarujá. No local, apenas um barzinho – mas a pouca estrutura dá a sensação de privacidade e exclusividade. Para chegar ao paraíso do Eden, porém, é preciso certo esforço físico para encarar uma escada íngreme na encosta.

Praia do Estaleiro – Ubatuba

Praia do Estaleiro

Com uma faixa areia extensa e água transparente, o local é indicado para famílias com crianças e por pessoas que curtem um bom banho de mar. Assim como as demais praias, é cercada pela Mata Atlântica, onde você encontra muitas nascentes e rios. Em um de seus pontos mais altos, é possível ter uma visão panorâmica da orla. Mas, o seu grande diferencial são os campings, que atraem muitos jovens que querem ter mais contato com a natureza.

(Fotos: Marcos Pertinhes/ Prefeitura de Bertioga [Riviera de São Lourenço], Ricardo Faustino/ PMSS [Juquehy], Duda Hawaii/ PMSS [Maresias], Luciano Vieira/ PMSS [Barra do Una], [Gianni D’Angelo/ PMC [Praia da Cocanha e Prainha], Pedro Rezende/PMG [Praia do Eden]/ Divulgação)

Step to step: