Viagem e Férias

BH com as crianças: os melhores passeios da cidade

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, tem grande variedade de atrações para a garotada. Selecionamos opções culturais, educativas e divertidas

BH com as crianças: os melhores passeios da cidade

A capital mineira tem uma característica única: cidade grande com um quê de interior, o que significa muita diversão para a garotada.

O roteiro pode começar pelo lado cultural. O Museu de Brinquedos de Belo Horizonte é um dos maiores do país, assim como o Giramundo, que reúne bonecos usados em peças de teatro.

Para quem prefere passeios ao ar livre, a cidade também conta com um dos maiores e mais completos zoológicos da América Latina. Interessou-se pelo destino? Então, ao programar sua viagem, saiba que os meses entre abril e setembro são os mais indicados. É nessa época que ocorre a maioria das exposições, oficinas e atrações que a turminha adora. 

E como toda criança é fã de uma guloseima, a viagem ficará mais gostosa se for recheada de pão de queijo e doce de leite mineiros. A seguir, atrações que a família não pode perder em uma viagem a Belo Horizonte.

Parque Guanabara
É um dos maiores parques de diversão da região e não pode deixar de ser visitado com as crianças. Construído em 1951, hoje abriga mais de 20 brinquedos variados, para todas as idades, da roda-gigante (foto acima) ao bate-bate, que, no caso, é montado em uma piscina e chamado de Bumper Boat. (Foto: Divulgação)

Museu dos Brinquedos
Esse passeio certamente vai encantar crianças e adultos, pois, para os pais, é uma nostálgica volta à infância. Inaugurado oficialmente em 2006, o espaço conta com um acervo de mais de 800 peças de diversos países. Dependendo da época em que a visita for feita, há a possibilidade de participar de alguma atividade lúdica.

Zoológico - Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH)
O zoo de BH é um dos maiores e mais conhecidos da América Latina, o que o torna uma parada obrigatória para quem vai à cidade mineira. Ele conta com mais de 250 espécies animais. Um de seus diferenciais é o borboletário. O local reservado tem um auditório que exibe filmes sobre a vida e criação das borboletas. Lá, é possível acompanhar e aprender sobre todo o seu desenvolvimento, incluindo a fase da lagarta. Entretenimento garantido até para as crianças mais agitadas. 

Museu da História Natural e Jardim Botânico
O Jardim Botânico (foto abaixo) é uma excelente opção de passeio quando a ideia é aproveitar ao ar livre. Caminhando é possível avistar macacos-prego, micos-estrela e outros animais passeando soltos pelos arredores, além das diversas aves que sobrevoam o espaço. No Viveiro de Mudas, os pequenos têm a oportunidade de aprender sobre o desenvolvimento das árvores e plantas, desde o enraizamento até a idade adulta. A cada 3 meses, crianças e adultos podem participar de oficinas que acontecem por lá. Dentro do Jardim Botânico funciona o Museu da História Natural, com um acervo de mais de 70 mil peças arqueológicas, indígenas, botânicas e zoológicas.

Jardim Botânico

Museu Giramundo
Além de ser um passeio diferente para a criançada, é um local bastante educativo. O Giramundo tem o maior acervo de bonecos usados em teatros da América Latina, sendo que alguns ainda estão em cartaz, como Pinóquio e 20 Mil Léguas Submarinas. São mais de 1 mil fotografias e bonecos em exposição.

Aquário No Mundo das Águas
Quase nenhuma criança resiste ao fundo do mar. O No Mundo das Águas reúne mais de dez aquários de água doce e 22 marinhos, com cerca de 150 espécies. A decoração é toda temática, com corais, peças de navios antigos e conchas espalhadas pelo local, sendo um dos mais completos do Brasil. O ápice desse passeio fica por conta do tanque de tubarões e do aquário aberto, onde é possível tocar nos pepinos-do-mar e ouriços. Quem quiser pode optar pelas visitas guiadas.

Parque das Mangabeiras
Que tal fazer um piquenique debaixo de uma árvore? O destino certo é o Parque das Mangabeiras, projetado por Roberto Burle Marx. Ele agrega a maior área verde de Belo Horizonte (é possível se esbaldar com vistas incríveis por lá, como esta aí na foto abaixo) e há 3 opções de roteiros que os pequenos vão gostar: o roteiro das águas, o roteiro da mata e o roteiro do sol. Tente fazer os três! (Foto: Celso Santa Rosa/ Divulgação)

Espaço do Conhecimento UFMG
Esse passeio é imperdível para crianças ligadas em ciência. O prédio, onde funcionava a antiga Reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais, abriga um planetário bastante moderno, com observatório astronômico e exposições que envolvem várias questões sobre o surgimento do universo. Além de divertido, promete distrair até quem for mais ligado em tecnologia e videogames.