Viagem e Férias

Ceará para todos os gostos

Não faltam motivos para visitar o Estado do Nordeste que abriga pontos turísticos que vão da praia ao sertão

Ceará para todos os gostos

O Ceará é um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros e estrangeiros na região Nordeste do país. Banhado ao Norte pelo Oceano Atlântico, abriga mais de 8 milhões de habitantes em seus 184 municípios.

Com clima chuvoso nos primeiros meses do ano, a temperatura fica ideal a partir do mês de junho, quando as chuvas cessam e o forte calor dá uma trégua - só voltando novamente com a proximidade do verão.

Segundo Manuela Rodrigues, gerente de produtos do Ceará da CVC, janeiro e fevereiro são os meses em que os shows de axé e sertanejo são realizados durante todos os finais de semana por ali. “Junho, por sua vez, é o mês das festas juninas”, lembra.

Uma destas festas é a do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que fica na Praia de Iracema, em Fortaleza, e atrai milhares de turistas.

Além disso, a culinária também chama a atenção por agradar tanto aos que gostam de comidas praianas, com peixes e frutos do mar dos mais variados, quanto quem aprecia as comidas do sertão, como o baião-de-dois e pratos com a famosa macaxeira.

“O Ceará possui uma das infraestruturas hoteleiras mais antigas do Brasil, viável para todos os gostos e bolsos. Além disso, é possível chegar até lá indo de qualquer origem do Brasil”, comenta Manuela.

Confira abaixo alguns dos melhores (e imperdíveis!) pontos turísticos que você encontra em terras cearenses:

Fortaleza, a capital

Praia do Futuro

“Apesar das praias de Fortaleza não serem próprias para banho, elas possuem uma boa infraestrutura para quem quer passar o dia relaxando, principalmente a Praia do Futuro (foto acima)”, afirma a gerente de produtos. Porém, mais que praias, a capital do Ceará oferece muitas outras opções de diversão, principalmente para as crianças.

Além do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que possui diversas atividades culturais e um planetário, alguns parques são opções para visitar em cidades da região metropolitana. É o caso do Beach Park, maior espaço de entretenimento aquático da América Latina, e do parque ecoeducativo Engenhoca.

Um paraíso chamado Jeri

Jericoacoara

Localizada a 300 km de Fortaleza, Jericoacoara, carinhosamente chamada de Jeri, é a cidade litorânea do Nordeste mais requisitada do Estado e recebe tanto jovens (muitos deles vindos de outros países) e casais em busca dos cenários naturais paradisíacos.

Alguns dos principais atrativos são a Pedra Furada e a Duna do Pôr do Sol (foto acima), onde os turistas se reúnem diariamente para se despedir de mais um dia de sol e mar.

Canoa Quebrada, a mais conhecida

Canoa Quebrada

Pertencente ao município de Aracati, Canoa Quebrada fica a aproximadamente 170 km da capital Fortaleza. “Tem o mesmo estilo que Jericoacoara, mas é um pouco mais agitada, com barzinhos e baladas no período da noite”, comenta Manuela.

Caracterizada por suas dunas e falésias, a bela paisagem da praia é acompanhada de uma infraestrutura excelente com quiosques e restaurantes.

Praia de Cumbuco é imperdível

Praia do Cumbuco

Para quem planeja ir a Fortaleza, ficar alguns dias na Praia de Cumbuco é uma escolha prática. Localizada a apenas 30 km da capital, no município de Caucaia, é excelente para quem gosta de praticar esportes aquáticos, principalmente aqueles que precisam de vento, como o kitesurfe.

Outro ponto alto de Cumbuco são os passeios de bugue pelas dunas, que incluem visitas às belíssimas lagoas perdidas na paisagem, como a Parnamirim.

Morro Branco: tradicional!

Morro Branco

Sabe aquelas garrafinhas típicas decoradas com areia colorida? O Morro Branco é o lugar ideal para entendê-las. “Muitos turistas vão para as falésias de Morro Branco pegar os grãozinhos de areia coloridos que compõem a decoração dessas garrafas”, comenta Manuela.

Repleta de dunas e com a possibilidade de passeios de bugue, assim como em Cumbuco, o Morro Branco fica em Beberibe, a 90 km de Fortaleza.

Juazeiro do Norte, roteiro obrigatório

Juazeiro do Norte

Um dos principais roteiros religiosos do Brasil, Juazeiro do Norte fica a quase 500 km de Fortaleza e é famosa por ter sido o local de instalação de Padre Cícero, um dos responsáveis por emancipar a cidade.

Para quem prefere um roteiro mais histórico, a cidade abriga museus e igrejas, além da famosa estátua do Padre, de 27 metros de altura.

Natureza exuberante em Quixadá

“Este é um lugar para quem gosta de ecoturismo”, comenta a gerente de produtos do Ceará. Maior cidade do Sertão Central do Estado, Quixadá fica a 160 km de Fortaleza e ainda é pouco explorada no setor do turismo.

Ideal para a prática de esportes radicais, como voo livre e montanhismo, a cidade tem a Pedra da Galinha Choca e a Lagoa dos Monólitos como alguns dos principais pontos turísticos, além do Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão.

(Fotos: Secretaria de Turismo do Estado do Ceará/ Divulgação)