Viagem e Férias

Passeios nos arredores de Recife

Por Patricia Papp e Fernanda Avila
@Eu Viajo Com Meus Filhos

Apesar do mesmo nome, o Instituto Brennand e a Oficina Brennand são bem diferentes, mas ambos são ótimos passeios para fazer em família e ficam próximos um do outro, nos arredores da capital

Passeios nos arredores de Recife

O Brennand da Oficina e o Brennand do Instituto não são a mesma pessoa, mas são parentes.

Quem conhece os dois espaços, próximos da capital do Pernambuco, Recife, percebe logo que eles têm gostos e estilos bem diferentes. 

O Instituto Brennand é o ateliê do ceramista Francisco Brennand. É um museu a céu aberto, com muitas esculturas, um jardim projeto do pelo paisagista Burle Marx e um café/restaurante supersimpático. Um local bonito, com obras de arte muito interessantes e muito espaço onde as crianças podem correr à vontade.

Perto dali, o Instituto Ricardo Brennand é um espaço inusitado e eclético, que reúne obras de arte, réplicas de castelos medievais europeus, quadros da época do Descobrimento do Brasil e coleções de armaduras e armas brancas. Os jardins também impressionam: na entrada há uma alameda de palmeiras imperiais e um grande lago. 

Uma das obras de arte que mais chamam atenção é um David, de Michelangelo, de mármore branco, que tem 5 metros de altura. Essa é uma das cinco réplicas no mundo, e a única da América Latina. Há também um "Beijo", do Rodin, e uma escultura do Bottero, no jardim. Para as crianças, toda a visita é muito interessante.

No Instituto também há um café, embora ele não seja tão charmoso quanto o restaurante da Oficina.

Dicas e orientações:

  • Os dois espaços ficam um pouco afastados do centro de Recife e podem ser visitados no mesmo dia.
  • O horário de funcionamento dos dois é diferente; fique atento.
  • No Marco Zero de Recife há mais esculturas do Franscisco Brennand.

 

Informações:

Instituto Ricardo Brennand
Alameda Antônio Brennand - São João - Várzea 

Funciona de terça a domingo, das 13 às 17 horas.

Oficina Brennand
Propriedade Santos Cosme e Damião, s/n - Várzea 
Funciona de segunda a quinta, das 8 às 17 horas; às sextas, das 8 às 16 horas; e sábados e domingos, das 10 às 16 horas.

 

Viagens da Pati

(Fotos: Arquivo pessoal)