Viagem

5 dicas para economizar na viagem

Por Patricia Papp e Fernanda Avila
@Eu Viajo Com Meus Filhos

As férias estão chegando e você não sabe se vai conseguir viajar com as crianças? Confira nossas dicas para fazer uma viagem mais econômica

5 dicas para economizar na viagem

Em tempos de crise, viagens - mesmo as curtas e para lugares perto de casa - geralmente são o primeiro item cortado da nossa lista de prioridades. Mas as férias estão chegando e as crianças ficam na maior expectativa para sair um pouquinho da rotina, certo?

Pois saiba que com um pouco organização e muito pulso firme, é possível planejar uma viagem que não extrapole o orçamento familiar.

Confira as dicas e boas férias!

1. Orçamento

Esse é o ponto fundamental de qualquer viagem. Defina a verba que você tem disponível para gastar e divida pelos dias que ficará no destino. Faça uma previsão de gastos diários com hospedagem, alimentação, transporte, compras, entradas em atrações (passeios, parques, museus, peça de teatro etc) e adicione um valor para despesas extras. O dinheiro é suficiente? Se a resposta for positiva, agora é hora do pulso firme: limite-se a gastar o valor estipulado. Se as crianças tiverem idade suficiente para entender, divida a informação com elas. Assim todos podem colaborar.

2. Alugar um apartamento 

Quando se viaja em família (principalmente com dois ou mais filhos) acaba valendo a pena alugar um apartamento (ou casa) ao invés de se hospedar em hotel. Além do valor mais baixo da diária, isso ajuda a economizar nas refeições. Há vários sites que oferecem esse serviço, entre eles AirBnb e Alugue Temporada

3. Lanchinhos

Se você somar o valor que gasta com uma garrafa de água, um cachorro quente de esquina, um milho na praia, um refrigerante no parque, vai ficar impressionado como esse custo representa grande parte dinheiro gasto na viagem. É um dinheiro que some na carteira sem que a gente perceba. Portanto, saia de casa preparado: leve garrafinhas de água (que podem ser reabastecida em bebedouros), frutas, monte sanduichinhos e outros petiscos que ajudam a enganar a fome e fazem você economizar um montão (leia este post com dicas de lanchinhos práticos para viagens).

4. Programas gratuitos  

Quase todas as cidades têm programas gratuitos muito legais: parques, praças, monumentos históricos, bibliotecas... A maioria dos museus também oferece dias com entrada livre (ou bem mais baratas). Em muitas cidades há também peças de teatro, apresentações musicais e outros espetáculos gratuitos. Pesquise antes de viajar e planeje um roteiro que inclua essa programação. 

5. Explorar a cidade a pé e com transporte público

Muitas vezes, por pura e simples falta de informação, acabamos gastando dinheiro com táxi ou aluguel de carro em trajetos que poderiam ser feitos a pé, de ônibus ou metrô. Pesquise bem antes de viajar, é possível economizar muito quando conhecemos o mapa da cidade e sabemos como se locomover por ela.

Viagens da Fer

(Foto: Arquivo pessoal)