Viagem

5 dicas para fazer as malas

Por Karen Bachini

Você é daquelas que, quando viaja, leva a casa inteira junto? Descubra como definir prioridades e organizar melhor a sua bagagem

5 dicas para fazer as malas

Viajar é uma delícia e conhecer lugares novos, sem dúvidas, é uma das coisas que eu mais amo fazer na vida… Mas convenhamos que fazer e desfazer as malas não é tão divertido assim, né?

Hoje em dia, como eu viajo bastante, acabei me acostumando com essa rotina de organizar a vida de acordo com o limite de bagagem das companhias aéreas, mas no começo era muito difícil!

Eu sempre ficava com medo de esquecer alguma coisa e acabava levando mais do que o necessário comigo. Daí, na hora da volta, se eu comprasse uma coisinha a mais, já virava um caos para fazer tudo caber na mala.

Porém, hoje eu sei que não precisa ser assim e, com alguns truques, é possível viajar leve e com espaço sobrando para algumas comprinhas também. Quer saber como otimizar espaço e fazer escolhas inteligentes na hora de organizar a sua bagagem? Confira as dicas abaixo.

(Foto: Arquivo pessoal)

5 dicas para organizar a bagagem
1
Planeje
As malas mais pesadas e menos organizadas são sempre feitas em cima da hora - afinal, com pressa é difícil definir prioridades, né? Então organize os seus horários e dedique uma hora para fazer a sua mala com calma! A dica é não fazê-la com muita antecedência. Caso contrário, você vai acabar colocando coisas extras que muitas vezes nem vai precisar ou, pior, acabar precisando usar alguns itens que estão na mala antes da viagem - e que provavelmente acabarão não voltando para ela.
2
Vivencie
Muitas pessoas amam fazer listas antes de arrumar a mala, assim, conforme os itens são guardados, vão sendo riscados no papel. Isso realmente é prático e ajuda muito, mas… E se você esquecer de colocar algum item na lista? Para isso não acontecer, eu gosto de ir fazendo a minha mala conforme vou usando as coisas. Nécessaire de maquiagem? Para não faltar nada, enquanto eu me maquio, já vou colocando tudo o que usei em um estojo.
3
Elabore
Quando vamos fazer uma viagem muito longa, fica difícil pensar em todos os looks que usaremos e que precisamos levar, mas se você vai passar até 10 dias fora, vale a pena pensar nas combinações antes de fazer a mala. Muitas vezes, levamos peças que usamos bastante ou gostamos mais, mas elas acabam não combinando tanto entre si, então, para que tudo funcione, é preciso colocar um número maior de itens na bagagem. Montando os looks em casa, é mais fácil ver a versatilidade das peças e saber se elas valem o espaço que ocupam.
4
Separe
Para mim, uma mala organizada é aquela que não precisa ser desfeita quando chego no meu destino, porque sinceramente… Eu nunca desfaço mesmo! Mas para que isso funcione, é necessário separar os itens de maneira funcional. Eu gosto de ter um nécessaire para maquiagem e acessórios, outro para coisas de banho e higiene pessoal e um terceiro para medicamentos. Já os looks, ao invés de guardar as peças por categorias, eu gosto de deixá-los juntos, assim não preciso ficar revirando as coisas à procura de peças na hora de me vestir.
5
Acomode
Na ida, a minha maior preocupação é evitar que as roupas amassem muito, então costumo colocá-las em camadas, começando do fundo da mala com as peças o mais aberto possível… Vestidos, por exemplo, geralmente só dobro uma vez! Já na volta, principalmente em viagens onde faço compras, o importante é que tudo caiba sem estragar ou quebrar. Por isso as roupas costumam vir em rolinhos, que encaixo em espaços que sobram entre coisas maiores. O prático é que camisetas e outras roupas mais macias ainda servem como plástico bolha, para objetos frágeis.