Viagem

5 livros infantis que inspiram viagens

Por Patricia Papp e Fernanda Avila
@Eu Viajo Com Meus Filhos

Ler é viajar sem sair do lugar. É também plantar a sementinha de curiosidade, da vontade de explorar o mundo. Selecionamos alguns livros infantis que despertam nos pequenos a vontade de descobrir outras culturas e paisagens

5 livros infantis que inspiram viagens

Lá em casa, o ritual é sagrado: uma (às vezes duas ou três) historinhas antes de dormir. Um dia é o pai; no outro, a mãe. Foi assim com a Marina (que agora tem seu próprio ritual de leitura) e agora é com a Olivia, que não abre mão desse momento gostoso, de muito aconchego e grandes descobertas.

Entre os tantos livros que adoramos, há vários que falam de outras terras, outras culturas, outras paisagens...

Livros que mostram a infância em outros países, o comportamento das crianças do outro lado do planeta. Livros que vão plantando a sementinha da curiosidade, despertando a vontade de viajar, aproximando as fronteiras e mostrando que o mundo é grande e tem muita coisa interessante para a gente descobrir.

Selecionei alguns deles, vamos lá: 

1. Caderno de Viagens da Pilar

  • Autora: Flávia Lins 
  • Ilustradora: Joana Penna
  • Editora: Zahar 

 

Uma espécie de diário de bordo, em que as crianças podem criar suas próprias viagens, anotar, desenhar, colar fotos, fazer suas observações e usar muito a criatividade. Pilar é uma menina muito curiosa que vai inspirar outras crianças em viagens de todos os tipos, até para outros planetas! 

 

2. Um Mundo de Crianças 

  • Texto: Ana Bush 
  • Fotos: Caio Vilela 
  • Editora: Panda Books 

 

Ana e Caio viajaram o mundo fotografando e descobrindo os hábitos e comportamentos de crianças do mundo todo. O resultado são imagens lindas e histórias muito curiosas como a das crianças coreanas que comem baratinhas fritas no cinema ou dos meninos do Laos, que passam pelo menos um tempo de suas vidas em monastérios. Esse é um dos nossos livros preferidos! 

 

3. Minhas Imagens do Japão 

  • Autora e Ilustradora: Etsuko Watanabe 
  • Tradutora: Cássia Silveira 
  • Editora: Cosac Naify

 

Esse livro também está na lista TOP 5 lá de casa. A autora, nascida em Tóquio, convida as crianças a descobrirem o país em que nasceu, guiadas pela Yumi, uma japonesinha de 7 anos. A menina apresenta sua casa, sua escola, as festas tradicionais japonesas, sua língua, sua culinária, as brincadeiras da sua turma e os costumes do seu povo. O livro é tão legal, que dá vontade de embarcar no próximo voo para o Japão! 

 

4. Kiki & Coco im Paris 

  • Fotos: Stephanie Rausser 
  • Texto: Nina Gruner
  • Bonecas: Jess Brown 
  • Editora: Cameron + Company 

 

Coco é uma boneca de pano encantadora que pertence a uma menina linda chamada Kiki. Juntas, as duas viajam a Paris para se divertir e viver aventuras. As fotos que ilustram a história são maravilhosas e a história é cheia de delicadeza. Nossa edição desse livro é em inglês e, acredito, ainda não há tradução no Brasil. Mas mesmo assim faz um supersucesso lá em casa e ainda estimula o aprendizado da língua inglesa. 

 

5. A Esquilinha Nina em Nova York 

  • Autoras: Andrea e Isabella Martins 

 

Esse livro nasceu da ideia de um casal (os autores do blog Malas e Panelas) que viaja sempre em companhia da pequena Isabella, coautora da história. A personagem principal, Nina, passeia por Nova York apresentando os pontos turísticos e atrações mais conhecidas da cidade. Com uma linguagem bem apropriada para os pequenos, é uma ótima dica para quem está planejando uma viagem para lá e quer ir familiarizando as crianças com as paisagens e programas novaiorquinos. 

 

Viagens da Fer 

(Foto: Arquivo pessoal)