Viagem

5 museus imperdíveis para crianças

Por Patricia Papp e Fernanda Avila
@Eu Viajo Com Meus Filhos

Eles são um ótimo programa em família. Além das obras, a própria arquitetura, as salas amplas, os corredores e instalações também chamam a atenção dos pequenos

5 museus imperdíveis para crianças

Sempre que posso, incluo museus na programação durante nossas viagens em família. Por isso, selecionei 5 museus de estilos diferentes, em 5 cidades distintas pelo mundo, para mostrar como eles podem ser uma boa opção de passeio durante as férias.

NATURAL HISTORY MUSEUM  NOVA YORK

O Museu de História Natural de Nova York é, provavelmente, um dos museus mais indicados para crianças de todos os tempos. Cenário do filme “Uma Noite no Museu 2”, ele é uma aula completa sobre a origem da vida. Um dos destaques é o grande esqueleto de um Tiranossauro Rex no saguão de entrada. Anexo ao museu fica o Planetário, que também vale muito a pena!

SCIENCE MUSEUM – LONDRES

O Museu de Ciências inglês (foto acima) é impressionante. São seis andares de informação, interação e estímulos para crianças (e adultos) de todas as idades. Impossível “dar uma passada”; é preciso reservar várias horas para a visita, pois as crianças não vão mais querer ir embora.

Já na entrada, fica a mostra "Making the Modern Worldcom as grandes invenções que marcaram nosso século. As únicas áreas pagas são o cinema IMAX e o simulador. No "The Basement" fica a área dedicada às crianças bem pequenas.

Reserve um tempinho para a lojinha no fim do programa, pois os brinquedos são muito originais e interessantes. 

O museu fica na Exhibition Road, ao lado do Museu de História Natural, em South Kensington. Recomendo reservar um dia para cada um deles.

CENTRE POMPIDOU – PARIS

O Pompidou se destaca da arquitetura de Paris: é moderno, com tubos de aço e canos coloridos aparentes. Ele não passa desapercebido para as crianças. O clima ao redor é muito legal, sempre tem artistas, caricaturistas, jovens locais e turistas de todas as partes do mundo.

A subida até o andar onde ficam as exposições é feita por escadas rolantes com paredes de vidro, de onde se tem uma vista linda de Paris. No 2º andar há uma área para as crianças (Galerie des Enfants) com exposições exclusivas e atividades.

FUNDACIÓN PROA – BUENOS AIRES

Eu adoro o MALBA (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires) e o recomendo para um passeio em família. Mas, nesta lista, decidi indicar a Fundação PROA por dois motivos. O primeiro é a curadoria; ótimas exposições tem passado por lá. O segundo é a localização.

O prédio fica superpróximo ao Caminito – um dos principais pontos turísticos da capital Argentina, deixando o programa ainda mais completo. Para terminar com chave de ouro, recomendo uma parada estratégica no Café Proa, que tem uma linda vista de Puerto Madero, onde as crianças podem recuperar a energia .

MON  CURITIBA

Embora o Museu Oscar Niemeyer de Curitiba seja o único espaço brasileiro da lista, eu decidi incluí-lo justamente para representar os ótimos museus e centros de exposições que temos no Brasil.

Tanto em São Paulo, como no Rio de Janeiro e em Brasília, milhares de pessoas têm feito filas para prestigiar obras de artistas como Escher, as fotografias de Sebastião Salgado, a arte de Os Gêmeos, e mestres como Picasso, na Fundação Banco do Brasil, na Pinacoteca, na OCA e no MAM.

É mpossível que qualquer criança fique indiferente à arquitetura do Museu Oscar Niemeyer: um grande olho se ergue em uma área bastante arborizada. Esculturas no jardim, chão de vidro que revelam um pouco do espaço onde estão as obras e corredores futuristas que lembram uma pista de skate.

Na área externa há um grande gramado onde famílias fazem piquenique e as crianças correm junto com cachorrinhos no chamado "parcão". Sem dúvida, um passeio no MON é uma excelente maneira de iniciar as crianças no hábito de frequentar museus.

Viagens da Pati

(Fotos: Arquivo pessoal)