Viagem

5 parques temáticos para conhecer em Gramado e Canela

Por Patricia Papp e Fernanda Avila
@Eu Viajo Com Meus Filhos

Cada vez mais repleta de atrações para as crianças, a Serra Gaúcha é uma ótima opção em qualquer época do ano

5 parques temáticos para conhecer em Gramado e Canela

Alguns anos atrás, o inverno era a grande atração da Serra Gaúcha. Cidades como Gramado e Canela atraiam turistas em busca de boas opções de gastronomia e hospedagem para curtir as lindas e geladas paisagens locais. Mas, pensando em movimentar o turismo durante todo o ano, os empresários da região começaram a investir em parques temáticos para toda a família.

Selecionamos alguns parques em Gramado e Canela que não podem ficar de fora do seu roteiro!

Snowland

Se tiver que escolher apenas uma atração, essa é a melhor opção. Adultos e crianças ficam encantados com esse parque que traz neve para Gramado até no verão. São 16 mil m2 divididos em duas áreas: a Montanha de Neve e o Vilarejo Alpino. Na Montanha, tem uma pista de 120 metros onde é possível esquiar, praticar snowboard, descer no Tubing, brincar no Bumper Car e na neve. Já o Vilarejo, que remete à uma cidedezinha suíça, é formado por lojas, praça de alimentação, pista de patinação no gelo e simulador 7D.

Terra Mágica Florybal

Florybal é uma marca de chocolates da região. O parque, embora esteja entre as atrações mais recomendadas, não tem um tema específico: mistura monstros, dinossauros, santos, índios... Tudo faz parte da Terra Mágica. Tem simulador de montanha-russa, minifazenda de cacau, aldeia indígena, minifábrica de chocolates, cinema 7D, castelo, teleférico, estátuas gigantes e várias atrações teatrais. Pode ser um pouco assustador para as crianças menores.

Mundo Gelado

Embora seja chamado de parque temático, o Mundo Gelado é uma enorme caverna de gelo com temperatura de -10 ºC que faz o visitante se sentir em um iglu do Polo Sul. O passeio dura cerca de 40 minutos. Ao entrar, todo mundo recebe um casaco para aguentar o frio, mas é importante ir de calça e blusa de manga comprida de qualquer forma. Lá dentro há esculturas. Móveis, réplicas do Cristo Redentor, Torre Eiffel, Esfinges Egípcias... Tudo de gelo!

Alpen Park

Esse é um parque para quem gosta de emoção e aventura. Cercado por uma enorme área verde e lindas paisagens, sua maior atração é o Trenó (crianças com altura a partir de 90 cm já podem andar). Mas tem também montanha-russa, tirolesa, arvorismo, muro de escalada, passeio de quadricíclo, cinema 4D e simuladores. Não há ingresso para entrar no parque, mas todas as atrações são cobradas individualmente ou em passaportes promocionais.

Mundo a Vapor

Um parque muito legal para agradar os pequenos curiosos. Ali há muitas réplicas: olaria, fábrica de papel, relógio, trator, usina hidrelétrica, pedreira, ferraria, extração de petróleo, serraria, fábrica de papel, usina eólica e muito mais! Tudo em movimento. A ideia é mostrar o funcionamento das coisas e resgatar a ciência e a cultura. Para os menores, o mais legal é o passeio de trenzinho.

Aldeia do Papai Noel

O local, que todos os anos sedia o Festival de Papais Noel, conta com várias atrações. Já na entrada os visitantes passam por uma Casa de Espelhos e pelo Museu do Brinquedo. Os pequenininhos vão adorar andar no carrossel, brincar com os cabritinhos que ficam soltos no gramado, conhecer as renas que puxam o trenó e visitar a Casa do Papai Noel. Em estilo bávaro, todos os cômodos são decorados com motivos natalinos: sala de jantar, o quarto, banheiro, cozinha (onde as crianças deixam suas mamadeiras, chupetas e bicos para o Papai Noel), escritório da correspondência e sala dos bichos de pelúcia. Outra coisa bacana para fazer por lá é escrever um pedido em um pedacinho de madeira e deixar na Árvore dos Desejos. Há também um monorail que passa na beira do Vale do Quilombo, uma das vistas mais bonitas de Gramado.

Leia também:

 

Viagens da Fer 

(Foto: Divulgação)