Viagem

5 programas gratuitos para fazer em qualquer cidade

Por Patricia Papp e Fernanda Avila
@Eu Viajo Com Meus Filhos

Selecionamos atividades que não custam nada e podem ser feitas tanto em viagens como na sua própria cidade!

5 programas gratuitos para fazer em qualquer cidade

As crianças não precisam de muito para se divertir. Muitas vezes, correr atrás de passarinhos em uma praça ou brincar com água em uma fonte pode ser a parte mais divertida da viagem ou de um passeio.

Pensando nisso fizemos uma listinha com 5 programas gratuitos que toda cidade grande tem. Essas atividades e programas podem ser feitos em viagens ou mesmo no lugar em que você mora, para tornar um fim de semana ou feriado mais divertido.

• Piquenique em um parque

Nova York tem o Central Park, Londres tem o Hyde Park, Curitiba tem o Barigui, Porto Alegre tem o Parque Moinhos de Vento (conhecido como Parcão). São parques centrais, com áreas gramadas e árvores que fazem sombras perfeitas para um piquenique. Leve uma canga ou uma toalha, suco e um bolo e passe horas deliciosas fazendo bolinhas de sabão.

• Descubra os horários em que os museus são gratuitos

Praticamente todos os museus têm algum dia da semana (ou pelo menos algumas horas de um dos dias) em que a entrada é gratuita. É uma ótima oportunidade de levar as crianças para passear e ver exposições muito bacanas sem gastar nada!

Playgrounds com uma estrutura diferente ou uma localização especial

Os parquinhos estão por todas as partes, mas alguns são especiais! Em Aracaju, por exemplo, há alguns playgrounds muito legais na orla, na frente do mar. No Rio, o Baixo Bebê é um espaço cercado, com brinquedinhos de plástico para crianças pequenas no Leblon e na Lagoa Rodrigo de Freitas. Em Paris tem um simples, mas que meus filhos adoraram, do ladinho da Notre Dame. Em Nova York, um dos mais legais fica na Union Square.

• Conhecer o centro histórico

Os centros históricos das cidades e os locais onde elas começaram podem ser ricos em curiosidade e informações, principalmente se foram revitalizados. Em Recife, por exemplo, o Marco Zero (Praça Rio Branco) está todo colorido e fica em frente à Casa de Artesanato de Pernambuco e ao Parque das Esculturas. Em Curitiba, o calçadão do centro histórico é fechado para carros e as casas mantêm a arquitetura original. Em Dubai, a região onde funcionavam os antigos mercados de ouro e especiarias é superinteressante e a arquitetura do local é completamente diferente dos cartões-postais atuais da cidade.

• Bibliotecas de livrarias infantis

Levar os filhos para ouvir histórias e ficarem cercados de livros também é uma atividade muito bacana. Grande parte das livrarias têm uma seção infantil e, muitas vezes, fazem contação de histórias nestses espaços. As livrarias Argumento e Travessa, no Rio de Janeiro, são uma ótima opção de programa, aos domingos. Em São Paulo, um local muito bacana é a biblioteca do parque Villa-Lobos. O espaço realiza diversas atividades para as crianças. Em Curitiba, no Bosque do Alemão, a história de João e Maria é contada em placas ao longo de uma trilha pelo parque.

Viagens da Pati

(Foto: Acervo pessoal)