Viagem

Farmácia básica para viagens

Por Patricia Papp e Fernanda Avila
@Eu Viajo Com Meus Filhos

Confira algumas dicas para organizar sua próxima viagem em família

Farmácia básica para viagens

Entre os maiores receios de pais e mães na hora de planejar uma viagem, principalmente com filhos pequenos, é que as crianças adoeçam. Mesmo um resfriado leve assusta quem está longe de casa e do pediatra.

Porém, a melhor frase que já ouvi a respeito do assunto é a seguinte: “Em qualquer lugar do mundo existem crianças. E essas crianças têm as mesmas necessidades que os seus filhos”. Isso inclui atendimento médico e remédios. Mas claro, há formas de se prevenir e cuidados básicos a tomar durante a viagem. Aqui vão algumas dicas:

1. Informe-se sobre as vacinas que devem ser tomadas antes da viagem e o prazo de antecedência necessário. Muitos destinos exigem vacina de Febre Amarela. Você deve se dirigir a um posto de saúde, tomar a vacina e levar o comprovante até um centro de atendimento da ANVISA para emitir Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)

2. Se estiverem tomando remédios que exigem receita, compre antes a quantidade necessária para toda a viagem e peça para seu médico uma receita extra, caso tenha que comprar mais. 

3. Fora do Brasil nem sempre é fácil comprar medicamentos. Os horários das farmácias, as informações na bula e as restrições do que pode ser vendido sem receita variam muito de país para país. Por isso, converse com o médico e já saia de casa com uma farmacinha básica contendo medicamentos para febre, náuseas e vômitos, dores de cabeça, ouvido e garganta, diarreia, intestino preso, alergia e picadas de inseto.

4. Carregue sempre repelente, termômetro, curativos, antisséptico e pó para soro.

5. Durante a viagem, não é recomendável tomar água da torneira e consumir gelo (a não ser que seja feito de água mineral). Evite também alimentos crus, em especial frutos do mar e ovo.

6. Reforce hábitos fundamentais como lavar as mãos várias vezes por dia, aplicar álcool gel com frequência, beber bastante líquido, evitar horários de pico do sol e alimentar-se de forma saudável e equilibrada.

Viagens da Fer 

(Foto: ShutterStock)