Viagem

As férias chegaram. E agora?

Por Patricia Papp e Fernanda Avila
@Eu Viajo Com Meus Filhos

O ano passou voando e você não teve tempo de planejar as férias? Não se preocupe: conhecer a própria cidade, fazer viagens curtas nos finais de semana e aproveitar promoções de última hora podem ser a solução

As férias chegaram. E agora?

Nem sempre é possível planejar as férias das crianças com antecedência. E motivos não faltam: muito trabalho nessa época do ano, falta de planejamento e altos preços de passagens e hotéis são alguns dos fatores que dificultam a vida de pais e mães que, num piscar de olhos, percebem que os filhos já estão em casa e loucos para fazer alguma coisa diferente. Algumas dicas podem ajudar nessa tarefa:

1. Viaje na sua própria cidade

Já percebeu como existem coisas para fazer na sua cidade que você nunca experimentou? Ou talvez tenha feito uma ou outra vez e nunca mais repetiu?

Confira a programação de cinemas, shows e teatros; visite a biblioteca pública e leve alguns livros para casa; descubra as exposições em cartaz nos museus; faça um tour pelos principais pontos turísticos; leve as crianças para passear de transporte público; explore com elas o centro da cidade e outros bairros que não estão na rota habitual; passeie em parques, zoológicos e praças.

Seja um turista na sua própria cidade e você vai se surpreender com a quantidade de coisas interessantes que há para fazer, tanto nos dias úteis quanto nos finais de semana.

2. Viagens vapt-vupt

Você mora na capital? Que tal passar o final de semana em uma cidadezinha do interior? Leve as crianças para tomar banho de rio ou cachoeira, explorar as zonas rurais, conhecer um modo de vida diferente.

O mesmo vale para quem mora em cidades pequenas: experimente visitar uma cidade grande perto da sua região e fazer programas bem urbanos. Passar um dia na praia, viajar de trem, conhecer uma reserva natural ou, simplesmente, ir almoçar na cidade vizinha são programas que podem revelar grandes surpresas para toda a família.

Pesquise as possibilidades e programe-se. Não são só as grandes viagens que proporcionam diversão e aprendizado.

3. Pesquise as promoções de última hora

Acompanhe sites de viagens das companhias aéreas, buscadores de passagens e reservas de hotéis, portais e blogs de viagem. O interessante é ficar de olho diariamente e seguir nas redes sociais (Facebook, Twitter). Nessa época do ano surgem algumas promoções de última hora com boas barganhas para quem não se planejou com antecedência.

Algumas sugestões para você acompanhar são:

 

Viagens da Fer 

(Fotos: Arquivo pessoal)