Viagem

Férias em Santa Catarina

Por Patricia Papp e Fernanda Avila
@Eu Viajo Com Meus Filhos

Confira algumas das melhores praias e atrações para curtir com a família no sul do Brasil

Férias em Santa Catarina

Santa Catarina tem um dos litorais mais bonitos do Brasil. Nos seus 530 quilômetros de extensão, concentra desde praias com superestrutura até baías quase desertas. Há opções para quem gosta de muito agito e também para quem prefere paz e sossego. 

Bons hotéis, excelentes restaurantes, passeios, parques temáticos, ecoturismo... de tudo um pouco para todos os estilos de família.

Selecionamos algumas ideias para quem está planejando as férias nesse pedacinho de natureza exuberante e lindas paisagens no sul do país.

Beto Carrero World

Esse parque temático é diversão garantida para todas as idades. O parque, que atrai turistas de todo o Brasil, tem muitas atrações, como montanhas-russas, shows e zoológico. Fica localizado na Penha, região que agrega cerca de 20 praias e onde há bons hotéis e restaurantes.

Algumas das praias mais conhecidas são Armação, Praia do Trapiche, Praia do Quilombo, Prainha e a Praia do Meio.

Leia também: 

10 dicas de pai para levar as crianças no Beto Carrero World
Beto Carrero e arredores
Beto Carrero com crianças pequenas
Será que chove no Beto Carrero?
Como chegar no Beto Carrero

Balneário Camboriú

Essa, sem dúvida, é a praia mais agitada do litoral de Santa Catarina. Uma pequena cidade com shoppings, cinemas, restaurantes, lojas, hotéis e várias opções de lazer, como o Parque Unipraias e Acqualândia.

Um dos programas preferidos dos turistas é passear pelo calçadão que acompanha toda a orla. Também é uma ótima opção para quem vai ao Beto Carrero.

Leia também:

Onde ficar e onde comer em Camboriú
Camboriú com crianças 
5 dicas para aproveitar o feriado em Balneário Camboriú

Porto Belo, Bombinhas e Zimbros

Essas três praias ficam muito próximas umas das outras e se caracterizam pelo mar de águas calminhas. Passeios de barco, mergulho e trilhas são algumas das atrações da região, que também é um excelente local para comer bem.

Leia também: 

Ano novo em Bombinhas
Férias com crianças em Canto Grande, Bombinhas Santa Catarina: Morro do Macaco
Dicas de praias com crianças: Mariscal – SC
As melhores viagens com crianças: Santa Catarina

Governador Celso Ramos

Península formada por 23 praias para todos os gostos, com praias de águas calmas e de ondas fortes.

Palmas é uma das que tem melhor estrutura. Uma das atrações locais é a reserva biológica Marinha do Arvoredo, santuário de espécies raras da fauna e da flora, o que a torna um dos melhores locais para mergulho do país.

Se você tiver sorte, pode encontrar os golfinhos tucuxis, moradores célebres da região!

Florianópolis

A capital de Santa Catarina tem cerca de 42 praias, de diferentes perfis. De forma mais resumida: as praias do norte são mais turísticas e as do sul, mais tranquilas, têm menos estrutura. Isso vale para a maioria, mas há exceções.

Entre as opções no norte da ilha para ir com as crianças, sugiro Daniela e Praia do Forte. Ambas têm águas calmas e, na temporada, não enchem tanto como as vizinhas Jurerê e Canasvieiras.

Ao sul, sugiro a praia do Campeche. Embora não tem o mar tranquilo (pelo contrário, é uma das melhores praias da região para a prática do surfe), é o lugar perfeito para quem gosta de tranquilidade e lindas paisagens. Os macaquinhos pendurados nas árvores são a atração preferida da criançada! Em frente à praia do Campeche tem uma ilha muito bonita, onde é possível ir de barco.

Leia também:

Passeios culturais em Florianópolis
Florianópolis além das praias

Praia do Rosa

Localizada na região de Ibiraquera, concentra excelentes hotéis e restaurantes deliciosos.

Como tem mar com muitas ondas e o acesso as praias por trilhas nos morros, é uma dica para famílias aventureiras, que curtem trilhas e natureza.

Entre setembro e novembro o programa mais bacana é observar as baleias que vão dar cria e amamentar seus filhotes.

Outra dica legal é fazer esquibunda na praia do Siriú, próxima do Rosa.

Férias na Praia do Rosa

 

Viagens da Fer 

(Fotos: Acervo pessoal)