Viagem

O que aprendi viajando com meus filhos

Por Patricia Papp e Fernanda Avila
@Eu Viajo Com Meus Filhos

Viajar proporciona um aprendizado muito bacana de convivência e respeito

O que aprendi viajando com meus filhos

Comecei a viajar com meus filhos quando eles ainda eram bebês, mamavam no peito e usavam faldas. Aeroportos, hotéis e embarques passaram a fazer parte da vida deles desde os três meses de idade. Juntos, já viajamos para mais de 21 estados brasileiros e conhecemos países da América, Europa, Oriente Médio e Ásia.

Hoje meu filho mais velho tem 12 anos e, nesse período, aprendemos muito. Aliás, muitas dessas descobertas ajudam a convivência não só nas férias, como no dia a dia!

O que aprendi indo com a família para todos os lados?

Alimentação

Crianças (e adultos) com fome ficam chatos e não gostam de nada – não espere o mau humor se instalar no grupo, faça uma parada para alimentação antes de todos começarem a reclamar!

Filas longas

Esperar muito tempo em uma fila é muito frustrante! Sempre que possível, reserve ingressos e bilhetes com antecedência pela internet.

Pouca bagagem

Procure levar malas leves e pouca bagagem. Quando viajamos com crianças, as malas, mochilas e sacolas se multiplicam. Lembre-se de que você só tem duas mãos e vai precisar apresentar documentos, além de dar assistência ao seu filho!

Parquinhos

Deixe espaço na programação para seu filho brincar em um parquinho. Meus filhos sempre descobrem um playground, um balanço ou um escorregador nos nossos passeios. Essas paradas são a parte do dia que eles adoram!

Estresse

Saia de casa com tempo, faca o check-in com antecedência. Férias devem ser um momento para relaxar e não de correria!

Curiosidades

Envolva seu filho na viagem: conte para ele sobre o destino, explique os costumes da região, apresente frutas e sabores do lugar, ensine palavras na língua local. À medida que eles forem crescendo, incentive que seus filhos tirem fotos e leiam sobre a história do destino. São maneiras de despertar a curiosidade da criança e mostrar como o mundo é maior do que ela imagina!

Pequenas pausas

Quando as crianças estiverem cansadas, seja de uma viagem longa de carro, ou de um dia com muitos programas, uma parada para um sorvete pode ter um efeito revigorante! Aproveite para olhar o movimento e ver como outras famílias de divertem e se distraem.

Viagens da Pati

(Foto: Arquivo pessoal)