Viagem

As praias de Alagoas

Por Patricia Papp e Fernanda Avila
@Eu Viajo Com Meus Filhos

Um dos trechos mais lindos do litoral do Brasil está no litoral do estado de Alagoas

As praias de Alagoas

O litoral do estado de Alagoas é conhecido como o Caribe brasileiro. Não é à toa. A cor do mar é verde com tons azulados em alguns trechos, a areia é branquinha e uma barreira de corais acompanha praticamente toda a extensão das praias, facilitando a formação de piscinas naturais. Os coqueiros também estão presentes ao longo da costa, emoldurando a paisagem.

Não faltam opções de praias! Das mais urbanas as mais desertas, com pequenos hotéis charmosos até resorts bem completos.

Maceió fica bem no meio do litoral e muitas pessoas optam por se hospedar na capital e conhecer as praias ao norte e ao sul, em excursões bate e volta. Eu acho que pode ficar cansativo para crianças. Para aproveitar melhor, sugiro escolher uma das praias para se hospedar e assim poder relaxar.

Confira 7 praias ao longo do litoral, começando pelo sul do estado e indo até o norte:

Piaçabuçu

Apesar de não ser especialmente charmosa, é uma excelente opção para quem quer conhecer a Foz do Rio São Francisco ou passear pelas dunas de Piaçabuçu – um passeio que as crianças adoram!

Leia mais sobre a Foz do Rio São Francisco

Praia do Gunga

Uma das praias que sempre está na lista das mais bonitas do Brasil. Não é uma praia com hotéis ou casas. As pessoas vão lá para passar o dia. Como é muito procurada, é importante chegar cedo. Na região há falésias e passeios de quadriciclos.

Barra de São Miguel

Um dos balneários mais procurados pelos moradores de Maceió. Uma boa opção para quem busca praias com um pouco mais de estrutura (ruas calçadas ou pavimentadas, mercados, mais pousadas e restaurantes). Fácil acesso a Maceió.

Leia mais sobre as praias do litoral Sul de Alagoas

Praia do Francês

Uma das mais populares. A praia é muito bonita, mar calmo, muitas pousadas, muitos bares de praia e muita gente. Ideal para quem gosta de agito!

Ipióca

Fica ao norte de Maceió, muito próxima da capital. Quem se hospeda nessa região tem ao mesmo tempo praias sossegadas e acesso fácil a vida urbana.

São Miguel dos Milagres

Parte da Rota Ecológica, esse é um dos trechos com praias mais paradisíacas. Na região há muitas pousadas em frente da praia e pouca estrutura de cidade. Os vilarejos são mais simples e rústicos. Ideal para quem quer descansar. O mar é bem calminho e há muitas piscinas naturais na maré baixa. Vale a pena visitar o projeto Peixe Boi.

Leia mais sobre a região e as praias de São Miguel dos Milagres

Maragogi

A estrela do litoral alagoano. Uma das mais bonitas do Brasil. Há alguns resorts muito completos e bem avaliados. Uma das grandes atrações do local são os mergulhos nos corais.

Leia mais sobre Maragogi e suas atrações

Viagens da Pati

(Imagens: Acervo pessoal)