Viagem

Teve o voo cancelado durante a viagem em família?

Por Patricia Papp e Fernanda Avila
@Eu Viajo Com Meus Filhos

Sempre ficamos frustrados quando temos problemas com voos. Para as crianças, a frustração pode ser ainda maior!

Teve o voo cancelado durante a viagem em família?

Toda viagem gera uma ansiedade, vontade de chegar logo, de começar a descoberta e a diversão. A espera nos aeroportos, tanto na ida como na volta, é sempre inquietante, uma mistura de sentimentos que deixa todos nós agitados.

As crianças, de uma forma ou de outra, acabam demonstrando um pouco mais. Elas querem correr, brincar, querem que o tempo passe rápido. Nós, os adultos, também, mas tentamos disfarçar e distrair os pequenos.

Quando um voo começa a atrasar, um clima de tensão parece que invade a sala de embarque. Na maioria das vezes, as notícias demoram para vir, são pouco esclarecedoras e, pior, vêm aos poucos - geralmente porque o próprio pessoal da companhia aérea não tem informações.

Em alguns casos o voo atrasa uma, duas, três horas, para depois ser cancelado. A essa altura, estão todos cansados e com fome. Pode acontecer de as lanchonetes do aeroporto estarem, inclusive, fechadas.

Se o seu voo atrasar...

Se você estiver viajando em família e perceber que seu voo está atrasado, não espere muito para tomar algumas providências:

1. Leve as crianças no banheiro para fazer xixi, lavar o rosto e, se for o caso, trocar fraldas ou alguma peça da roupa. O objetivo é renovar os ânimos e o astral.

2. Compre comidinhas e água, mesmo que ninguém esteja com fome, principalmente se for uma viagem noturna.

3. Proponha alguma brincadeira para as crianças. Eu recomendo que os jogos eletrônicos sejam usados nessa hora (se a criança estiver brincando com o celular ou iPad há horas, então tente outras brincadeiras, como jogo da velha, força, pintura etc).

4. Procure um lugar na sala de embarque que esteja mais sossegado para que vocês tenham um pouco mais de privacidade e as crianças não se contaminem com os ânimos exaltados dos outros passageiros que estão angustiados pela falta de informação.

5. Converse com seus filhos e explique o que está acontecendo, principalmente se eles forem maiores e estiverem cheio de expectativas em relação ao destino.

Providências no caso de voo cancelado

Quando o voo é cancelado e sua viagem for transferida para o dia seguinte, se você não estiver na sua cidade, deverá ser acomodado em um hotel. O transfer para o hotel e a alimentação devem ser providenciados para você.

No entanto, esse processo costuma demorar, pois são muitos passageiros. Pode acontecer do voo sair no dia seguinte bem cedo e, no fim das contas, o tempo no hotel acabar sendo curto, ou seja, uma noite mal dormida!

É importante que você informe a empresa, caso o atraso ou cancelamento implique em perder outro voo (de conexão). 

Peça também um carta da companhia aérea onde ela atesta o atraso ou cancelamento, pois você poderá usá-la caso precise de ressarcimentos de conexões perdidas.

E, acima de tudo, se estiver viajando com crianças pequenas, mantenha a paciência e a calma para poder tranquilizar seus filhos. 

Viagens da Pati

(Foto: Arquivo pessoal)