Viagem

Viagens x aulas

Por Patricia Papp e Fernanda Avila
@Eu Viajo Com Meus Filhos

Uma das vantagens de viajar com crianças bem pequenas é que elas podem passear durante o ano letivo. Quando elas crescem, as viagens podem atrapalhar a rotina escolar

Viagens x aulas

Na baixa temporada, as passagens são mais baratas, a disponibilidade de quarto nos hotéis é maior e os pontos turísticos são menos concorridos. Resumindo, é a melhor época para viajar!

Quem tem filhos bem pequenos pode viajar durante o ano letivo. No entanto, à medida que eles vão crescendo, as responsabilidades na escola ficam maiores.

Aos poucos são introduzidas tarefas de casa, testes, provas e, o mais importante, o aprendizado passa a ter uma linha de raciocínio. Na volta das viagens, pode acontecer da criança ter lições de casa acumuladas, provas de segunda chamada e, às vezes, descobrir que perdeu uma matéria nova.

Quando meu filho chegou aos 8 anos, deixou claro que não queria mais viajar se, para isso, fosse necessário faltar aulas. Não foi uma cobrança da escola ou dos professores que gerou a questão. Para ele, o retorno depois de alguns dias fora da rotina, era muito desgastante.

Fiquei muito impressionada com o nível de responsabilidade dele e feliz por ter aproveitado enquanto foi possível. Mas o recado estava dado: a partir daquele momento eu deveria me planejar muito mais, afinal, as viagens nas férias escolares são mais caras e mais concorridas.

As viagens nos fins de semana também ficaram bem mais restritas - os aniversários, eventos da escola, apresentações e competições, aos poucos, tomaram conta da agenda.

Nos resta ficar de olho no calendário da escola, nas datas de início e término das férias, para planejar tudo com antecedência e, assim, garantir que os preços não estejam nas alturas!

Viagens da Pati

(Foto: Acervo pessoal)